Tio Hugo decreta situação de emergência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No final da tarde desta sexta-feira, 06, em decorrência da estiagem que castiga a região pela escassez de chuva, o município de Tio Hugo decretou situação de emergência em toda a área rural. A ocorrência foi determinada após ser encaminhado um laudo técnico a Defesa Civil do Estado, com os prejuízos econômicos causados pela falta de chuva e que tem gerado consideráveis danos a economia da região. Atualmente, grande parte da produção do município é oriunda do setor primário. 

Através de dados obtidos pela secretaria de Agricultura de Tio Hugo e Emater/RS, estima-se que os efeitos gerados pela frustração da safra agrícola de verão, em razão da estiagem ocorrida há mais de 90 dias, gera um impacto econômico de mais de R$ 9 milhões ao município.

Para o prefeito municipal de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, já são mais de 9 milhões que deixarão de girar na economia em função da estiagem, sem contar que a situação tem tendência mais agravante para os próximos dias, pois não há previsão de normalização nos índices de chuva.

Os prejuízos calculados até o momento já estão acima de 70 % nas lavouras de milho, em algumas áreas com perda total; nas lavouras de soja 30%; feijão 80%; e na pecuária leiteira 30%.

 

Gostou? Compartilhe