Saúde e qualidade de vida. Estes são os principais objetivos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao garantir, através do PAC 2, a execução de projetos em todo o país. E no Rio Grande do Sul não poderia ser diferente: através da superintendência estadual, diversos municípios gaúchos serão contemplados durante os próximos meses, sendo que oito deles já firmarão convênio com a Fundação.
Por isso, dentre os mais de 50 municípios contemplados pela Funasa, através do PAC 2, oito já foram contratados. O município de Soledade é um deles. O projeto tem como órgão executor o Governo do Estado e destina-se ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA), orçado em mais de R$ 6 milhões.
Segundo o superintendente da Funasa/SUEST- RS, Gustavo de Mello, as comunidades beneficiadas passarão a contar com esgotamento sanitário de qualidade, além do abastecimento de efetivo de água tratada. “Além da promoção da saúde, a Funasa, através destes investimentos, garante inclusão social àqueles que mais necessitam destes dois quesitos básicos”, explica.
O superintendente estadual Gustavo de Mello, informa que alguns municípios do Rio Grande do Sul já firmaram convênio com a instituição, através do PAC 2 e que as obras referentes ao PAC 1 no Estado se encontram em dia, sendo que algumas, inclusive, estão em fase de conclusão. “O número de pessoas beneficiadas cresce a cada ano. E o PAC 2 irá alavancar ainda mais o número de famílias que passarão a contar com água e esgotamento sanitário. Uma vez que os recursos disponibilizados pela segunda etapa do programa federal garantirão a execução de projetos importantes”, garante.
Até o momento, além de Soledade outras sete cidades do Estado já firmaram convênio com a Funasa. São eles: Alto Alegre, Candiota, Pinhal Grande, Quaraí, São Lourenço do Sul, Vera Cruz e Viamão, sendo que este último destina-se à comunidade Quilombola. No total, entre investimentos em Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e Sistema de Abastecimento de Água (SAA), serão investidos mais de R$ 21 milhões.