Para conhecer mais a história dos 50 anos da Associação dos Municípios da região Nordeste Riograndense (Amunor), e o trabalho desenvolvido pela Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) e o Corede Nordeste, a comunidade de Machadinho se reuniu na noite da quarta-feira, dia 18 de janeiro, na Câmara de Vereadores do município.
Foi o 4º encontro de interiorização da Associação e, segundo o dirigente da entidade, Ederildo Paparico Bachi, até o fim de março todos os municípios que integram a Amunor, vão sediar reuniões, sempre com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial.
Na reunião em Machadinho, o prefeito Paparico falou do livro sobre o cinquentenário da Amunor, que será comemorado em 2012, lembrando que “será uma justa homenagem a todos os prefeitos e vices que contribuíram com a Amunor durante os cinquenta anos de existência. No livro constará um pouco da expressiva trajetória de cada um desses líderes políticos”, ressaltou o presidente, lembrando que o livro será lançado até abril deste ano, quando se encerra o mandato da atual gestão da Amunor.
No evento, organizado pela presidente da CDL de Machadinho, Dulcinéia Bessegato e equipe, também foram abordados os valores arrecadados no pedágio de Passo Fundo, direcionados às estradas entre Erechim e Passo Fundo. Conforme acertado entre os prefeitos na reunião da Amunor no dia 13 de janeiro, a Associação vai se mobilizar para que estes valores também sejam utilizados na recuperação das estradas da região. Um dos exemplos citados foi a viabilização do novo traçado da RS 463 (entre Tapejara e Coxilha) que, com 96 curvas num trecho de 33 quilômetros, é considerada uma das mais violentas do Estado.
Outra preocupação destacada pelo presidente da Amunor, é a necessidade da mobilização das autoridades competentes para a melhoria urgente da sinalização em todas as rodovias da região. A abertura dos jogos da Taça Amunor de Futebol de Campo, no próximo domingo, dia 22, em São João da Urtiga; a formação do Consórcio Regional, também foram discutidos no encontro. Participaram da 4ª reunião de interiorização da Amunor a presidente da CDL e demais associados; secretários municipais e comunidade em geral.