Iniciam no dia 12 de março as assembleias do Orçamento Participativo Municipal (OP) 2012 de Casca, um programa criado pela atual Administração para que a comunidade possa participar da decisão sobre onde serão investidos os recursos municipais. Além disso, conforme o índice de participação, as comunidades, tanto da área rural quanto urbana, recebem um recurso para investir em melhorias locais.
Na semana passada, dia 25 de janeiro, foi realizada uma reunião na Casa da Cultura, com todos os delegados do OP, onde foram deliberados assuntos sobre o aperfeiçoamento do programa e orientações sobre os procedimentos das assembleias nas comunidades, inclusive com a divulgação do calendário das reuniões. Também foram apresentadas as propostas de cada Secretaria Municipal para esta edição do OP. Segundo o Coordenador do OP, Antônio Jaime Bogoni, a participação maciça dos representantes das 38 comunidades do município, demonstra a importância que todos dão a decisão correta de onde devem ser aplicados os recursos públicos.
O recurso total distribuído para as comunidades neste ano será de R$ 300mil, um aumento de 8,34% com relação ao ano passado, quando o valor era de R$ 275 mil. Além disso, as 10 comunidades que obtiverem os maiores índices de participação irão receber mil reais a mais cada uma. O término das assembleias está previsto para meados de junho.