As obras de revitalização da Avenida Júlio Borella em Marau completam hoje, 2 de fevereiro, um mês. As modificações já podem ser percebidas por quem transita pela quadra em obras, que vai desde o Banrisul até a Caixa Econômica Federal. Até agora, calçadas, esquinas e o canteiro central foram demolidos, duas valas foram abertas, uma em cada lado da avenida, para as mudanças no abastecimento de água, com substituição dos canos antigos e instalação de novos tubos de concreto, responsáveis pelo escoamento do esgoto. No que diz respeito às mudanças no abastecimento de energia elétrica, foram instalados os dutos pelos quais passará a fiação. Também foram retiradas as árvores do trecho, que foram replantadas no Parque Lauro Ricieri Bortolon. A espécie que fará parte da nova arborização já foi definida. Será o bordo japonês, Acer palmatum,plantadas com 2 metros de altura em cada esquina. Além disso, cada esquina terá um conjunto de três vasos de madeira com flores.
Durante esta semana serão realizadas mais mudanças na rede de energia, com a chegada das caixas pré-moldadas, receptoras da energia elétrica. No dia 3, às 14h, a Rio Grande Energia fará a vistoria da colocação das caixas. Quando forem retirados os postes da primeira quadra, será feita uma nova rede de energia que então será testada, avaliada pela RGE e ativada. A retirada dos postes, porém, ainda não tem data prevista.
No próximo dia 13 iniciará a confecção dos passeios, e as obras avançarão para a segunda quadra. Na tarde de hoje, a equipe da revitalização passará, acompanhando a coordenadora Denise Poletto Rodegheri, nas casas e estabelecimentos comerciais pertencentes à segunda quadra, de forma a deixar a população ciente do início e do cronograma de obras. Duas equipes estarão trabalhando paralelamente nas obras de revitalização: uma estará finalizando a primeira quadra e outra equipe estará iniciando a segunda.
Aproveitando a ligação da tubulação pluvial da quadra em obras com a Rua Duque de Caxias, nesta também foram realizadas melhorias, como a instalação de tubos de concreto, maiores que os anteriores.
Na sexta e no sábado serão iniciadas as obras no cruzamento da Rua Darwin Marosin, se o tempo permitir. As vias serão interrompidas para que se possa trabalhar na travessia. A partir do dia 13 a empresa responsável inicia o trabalho de acabamento da quadra.
Avenida Júlio Borella: um mês de obras e avanço dentro das expectativas
· 1 min de leitura