Coxilha luta pela isenção do pedágio

Moradores querem apressar a aprovação do processo para dispensar o pagamento do pedágio localizado na ERS 135 em Coxilha. Audiência Pública acontece no dia 24 de fevereiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A luta contra a cobrança de pedágio para os moradores de Coxilha pode ganhar ainda mais força. Ontem (15), deputados da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular aprovaram a realização de uma audiência pública para tratar da isenção do pagamento do pedágio aos moradores de Coxilha. Moradores da região criaram a Comissão Livre Acesso Coxilha, que vem buscando apoio para a demanda junto aos órgãos de governo do Estado e deputados estaduais. Em janeiro, a comunidade reuniu 1,2 mil assinaturas em favor da mudança.  O abaixo-assinado foi entregue ao secretário adjunto de infraestrutura e logística, Claudemir Bragagnolo.
O presidente da Comissão Livre Acesso Coxilha, Eliser Cosati, explicou que o objetivo da Audiência Pública é apressar a aprovação da isenção, já que a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística estima que este tipo de processo pode levar até um ano e meio para ser finalizado.   

Localizado a apenas dois quilômetros da cidade, o pedágio aumenta o custo de deslocamento de aproximadamente 400 pessoas que realizam o percurso Coxilha Passo Fundo todos os dias para trabalhar ou estudar. Cosati ressalta que a despesa com a passagem pelo pedágio é estimada em 17% da remuneração de quem ganha um salário mínimo. Para os produtores de leite da região, os valores representam cerca de 200 litros de leite por mês.

Para buscar mais apoios, os moradores estão colando adesivos nos carros com o nome da campanha. O presidente da comissão relatou que pelo menos 80% da frota do município já colocaram os adesivos nos carros.  “O governo precisa entender que esta é uma demanda urgente. Para o governo esta isenção vai significar muito pouco, mas o impacto é grande para a população”, afirmou.

Audiência Pública
Dia 24 de fevereiro, às 19 horas
Local: Câmara de Vereadores do município de Coxilha
Convidados: moradores, deputados da região e representantes da Secretaria da infraestrutura e Logística, do DAER, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores de Coxilha


Gostou? Compartilhe