A Campanha da Fraternidade de 2012, lançada ontem em todo o país, tem como gesto concreto a destinação de parte do valor doado pela comunidade na Coleta da Solidariedade para o projeto “Vida e Vida em Abundância”, de duas paróquias de Carazinho - Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória. O projeto é desenvolvido pela Pastoral da Criança e mais de 200 crianças são atendidas. Os dois projetos fazem parte da região de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo.
Tradicionalmente a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe para a CF temas que estejam em discussão na sociedade. Neste ano o tema é “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, citação retirada do livro do Eclesiástico no capítulo 38, versículo oitavo. O objetivo é proporcionar a reflexão sobre a saúde no Brasil suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos. Também pretende mobilizar a comunidade e as autoridades para uma melhoria no sistema público de saúde.
A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma. O arcebispo de Passo Fundo Dom Ercílio Simon explica que desde que a CF foi criada ela se preocupa em trazer a tona temas importantes e que estejam sendo discutidos pela comunidade. “Sempre tomamos um problema público para refletir, rezar e tomar ações concretas sobre isto”, acrescenta. De acordo com ele, a saúde é um tema que há vários anos é proposto para a CF, no entanto outros acabaram se sobrepondo em outras campanhas. “Temos dificuldades, em termos de Brasil, para bem atender o nosso povo. Há uma boa vontade dos agentes da saúde pública e que lidam diretamente com as pessoas doentes, mas o problema é tão grande que precisamos ajudar a nossa sociedade a resolver esse problema”, justificou. A CF pretende sensibilizar tanto a comunidade quanto às autoridades para o tema. Durante a manhã foi concedida entrevista coletiva. À tarde, a celebração de Quarta-Feira de cinzas marcou oficialmente o início da CF 2012.
Gesto concreto
Para a coordenadora da Pastoral da Criança da Arquediocese Iracema Posser Silva o atendimento prestado pelo projeto tem em vista o acompanhamento da saúde das crianças. Uma vez por mês, ou quando houver a necessidade, eles realizam encontros para pesar as crianças e avaliar se estão obesas ou subnutridas e também a caderneta de vacinas. “Para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade também entregamos alimentos”, pontuou. De acordo com ela, o valor a ser recebido pelo projeto dará mais tranquilidade para a realização dos trabalhos.
Campanha da Fraternidade vai beneficiar crianças de Carazinho
· 1 min de leitura