Romaria de Nossa Senhora Consoladora reuniu mais de 100 mil fiéis

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os 60 anos da Romaria de Nossa Senhora Consoladora foi marcado por fortes emoções. Mais de 100 mil fiéis estiveram neste final de semana (25 e 26/02) em Ibiaçá. As celebrações reservaram muitas surpresas aos romeiros. O tema da Romaria neste ano foi: Com a Mãe Consoladora Reavivar o Dom de Deus em Nós.
O convite da Diocese de Vacaria ao bispo da Arquiodicese de Manaus, Dom Mário Antonio, foi para presidir a celebrações de sábado à noite e de domingo pela manhã.  Os valores da família, os problemas sociais enfrentados atualmente e o que se pode fazer para melhorar as condições de vida do povo, foram temas abordados por Dom Mário Antonio.

Os bispos da Diocese de Vacaria, Dom Irineu Gassen e bispo Emérito Dom Orlando Dotti, além de muitos sacerdotes, foram acolhidos pelo reitor do Santuário de Nossa Senhora Consoldadora, Pe. Edson Priamo que contou com apoio incondicional do Pe. Rene Zanandrea na realização das celebrações e na divulgação.
Nem mesmo a forte chuva de sábado à noite (25), impediu a realização da procissão luminosa que contou com a transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão além de rádios da região. De pé descalços, com capas ou guarda-chuvas milhares de devotos acompanharam o Carro Andor com a Imagem de Nossa Senhora.

No encerramento da Romaria (26), durante a benção da Saúde e dos Objetos Religiosos, os romeiros assistiram sair do Carro Andor, 60 pombos-correios que rumaram de Ibiaçá a Passo Fundo levando mensagens de paz e esperança. Depois, do alto céu, os milhares de devotos que se aglomeravam em frente ao Santuário, receberam uma chuva de 60 mil papéis com a imagem de Nossa Senhora Consoladora, através de um sobrevoou no local. Fé, encanto, mistério e devoção. Uma energia contagiante fez com que muitas pessoas se emocionassem.   

Governador

O governador Tarso Genro cumpriu rigorosamente sua agenda e foi pontual. Chegou em Ibiaçá às 9h30 para  participar da Missa no Altar Campal às 10horas. Atendeu a imprensa, conversou com lideranças e sacerdotes. Foi a primeira vez, na história da Romaria de Ibiaçá, a participação de um Governador do Estado. “É uma celebração que agrega pessoas e que desperta na fé católica todos aqueles sentimentos coletivos que unem as pessoas em torno do bem, em torno da justiça, em torno da verdade. Mas, também, porque é um elemento que representa a energia do nosso povo trabalhador e principalmente da agricultura familiar que caracteriza muito esta região e muitas outras regiões do nosso Estado. Por isso, eu trago aqui o nosso abraço solidário e amoroso de acolhimento”, disse o governador durante discurso. Pe. Edson agradeceu a participação do Governador. “Que Deus e Nossa Senhora abençoe o senhor e todo o seu trabalho em benefício de todo o povo do Rio Grande do Sul”, desejou.

Investimento
Antes da celebração, o prefeito Ulisses Cecchin e o vice-prefeito Claudiomiro Fracasso, entregaram ao governador Tarso Genro, documentos contendo demandas em infraestrutura. A remodelação da praça central, construção da perimetral para desviar o trânsito pesado do centro da cidade, sinalização turística nas rodovias, inclusão do evento no calendário do Estado, são pleitos apresentado pelo Executivo de Ibiaçá.

O governador sugeriu imediatamente um plano de trabalho concreto com a participação de deputados da região e autoridades locais para que se trabalhe dentro da máquina do Estado medidas para valorizar a Romaria e torná-la cada vez mais forte e representativa. “É um orgulho para nós gaúchos termos manifestação religiosa dessa amplitude”, disse Tarso ao prefeito Ulisses. Para o prefeito Ulisses Cecchin, a vinda do governador Tarso Genro, representa um marco na história da Romaria e também na vida política do município. Cecchin agradeceu os romeiros, trabalhadores voluntários na Romaria e a todos que contribuíram para esta grande festa religiosa.

Gostou? Compartilhe