Irrigação é tema de oficinas do Senar na Expodireto Cotrijal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A diversidade das formas aplicáveis de irrigação na lavoura será o principal tema das atividades apresentadas em forma de oficinas pelo Senar/RS durante a Expodireto 2012. Técnicos da entidade estarão orientando produtores e trabalhadores rurais sobre as diversas opções de irrigação e sua aplicabilidade na propriedade.

Na oficinas gratuitas que acontecerão durante todos os dias da feira, os produtores poderão conhecer o uso do recurso, tanto para lavouras, pastagens, e produção em estufas, como a irrigação por gotejamento, aspersão e pivô. Também será evidenciada a preocupação que o homem do campo deve ter com a água e o solo.

Segundo o chefe da divisão técnica do Senar, João Augusto Telles, o tema é pertinente ao momento vivido pelo setor.

-Estaremos informando sobre possíveis formas de irrigação, além de mostrar os resultados potencializados pela técnica - afirma.

O Senar/RS também estará lançando na Expodireto o primeiro programa de treinamento em agricultura de precisão do país. O programa é formado por seis treinamentos de 16 e 24 horas, com temas voltados para operação de máquinas precisas e gestão na propriedade, em que o participante terá a oportunidade de aprender as técnicas necessárias para dominar o tema.

Conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, a instituição investiu em treinamento tecnológico dos ministrantes de cursos e criou um material didático sobre o tema, com a parcerias de empresas privadas.

- O programa será uma forma de aproximação do produtor com essa tecnologia, que, a partir de março, estará disponível gratuitamente no estado por meio dos sindicatos conveniados com Senar - confirma Tietböhl.

Também será criado um espaço para orientar produtores a respeito das Normas Regulamentadoras que tratam da segurança do trabalho na atividade rural e do trabalho em espaços confinados. Por meio de maquete explicativa, o Senar vai demonstrar como adequar a propriedade às condições exigidas pela lei, ampliando assim, o conhecimento do produtor.

Com informações do Senar/RS

Gostou? Compartilhe