Lagoa Vermelha amplia sessões de fisioterapia pelo SUS

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais uma iniciativa inédita da secretaria de Saúde de Lagoa Vermelha ampliou o número de sessões de fisioterapia pelo Sistema Único de Saúde. Mesmo sendo responsabilidade do Estado, a Prefeitura Municipal contratou por concurso público um fisioterapeuta e disponibilizou sala totalmente equipada para realização de sessões individuais e coletivas. A iniciativa é custeada com recursos municipais e faz parte do programa Lagoa Vermelha Saudável. Entre os objetivos está a redução de gastos com deslocamentos a outros municípios e menor tempo de espera para usufruir dos serviços.

Conforme relatório da secretaria de Saúde, atualmente o município autoriza, em média, 500 sessões de fisioterapia por mês em clínicas conveniadas, beneficiando aproximadamente 70 pacientes.  Desde a implantação da sala de reabilitação na secretaria de Saúde, 15 pessoas são atendidas diariamente, sendo que este número deverá aumentar a partir da formação de grupos para sessões preventivas.

O fisioterapeuta Elias Rail de Souza explica que os pacientes serão previamente avaliados para definição do tipo de atendimento necessário à sua patologia. Durante o tratamento serão repassadas orientações quanto a posturas corretas e prevenção de doenças ligadas à ortopedia.

“O objetivo é que além da resolução do caso específico seja efetivado o trabalho de prevenção e educação em saúde”, esclarece.

Halteres, caneleiras, bolas suíças, colchonetes, bastões, equipamentos de propriocepção, faixas e tubos elásticos estão entre os equipamentos disponibilizados pelo município.

O prefeito Getulio Cerioli (PDT), afirma que a Administração Municipal executa uma política de saúde baseada na qualidade e eficiência dos serviços oferecidos à população. Conforme o chefe do Poder Executivo, a contratação de um profissional de fisioterapia e a completa infraestrutura oferecida pelo município, visa aliar o tratamento de patologias a métodos que evitem a reincidência dos casos.

A Secretária Márcia do Carmo destaca que os serviços serão oferecidos aos pacientes que possuírem requisições para tratamento em fisioterapia pelo SUS. Quem não se enquadrar aos recursos ou à forma de tratamento dispensada pela secretaria, será encaminhado a clínicas privadas, através do setor de assistência social da Saúde. Ela também salienta que os recursos investidos nesta área são integralmente oriundos dos cofres do município, que aplica 22% do orçamento no setor de saúde.

Trabalho integrado em saúde preventiva

A Sala de Reabilitação integra o trabalho da Secretaria da Saúde para prevenção de doenças. O espaço ainda complementa ações como o programa Saúde na Empresa, que dispõe uma equipe multidisciplinar semanalmente para a realização de exames e atividades físicas com os trabalhadores.

“Por ser uma região que possui muitas indústrias, se fazem necessárias orientações para diminuir o numero de lesões ligadas à ortopedia e os riscos de acidentes”, salienta o fisioterapeuta Elias.

A prefeitura também executa o Programa Saúde no Interior, que leva os serviços à população do meio rural. 

O prefeito Getulio Cerioli, a Secretária Márcia e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cácio Andrade, acompanharam o trabalho na Sala de Reabilitação durante o atendimento a um paciente que se recupera de uma fratura no tornozelo.

 

Gostou? Compartilhe