A Embrapa apresentou no primeiro dia de Expodireto uma nova cultivar de aveia preta, além de uma nova cultivar de trevo forrageiro. O anúncio foi feito na presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.
A aveia preta é uma cultivar de inverno que ocupa anualmente mais de dois milhões de hectares do Estado, para cobertura de solo ou para sistemas de integração lavoura e pecuária. A BRS Centauro é uma alternativa às populações de aveia preta comum, destacando-se pela uniformidade, adaptação como forrageira, cobertura de solo e rendimento de matéria seca. Ela é resultado de uma parceria da Embrapa Trigo com a Associação Sul-Brasileira de Fomento à Pesquisa de forrageiras e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
O novo Trevo BRS Resteveiro é uma leguminosa forrageira de estação fria. Ele é recomendado especialmente para formação de pastagens em terras baixas e para cultivo em rotações agricultura e pecuária com arroz. A BRS Resteveiro é resultado de trabalho liderado pela Embrapa Clima Temperado iniciado em 1996 e apresenta como diferencial uma maior produção de matéria seca.