A raiva humana é um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, principalmente pela transmissão por cães e gatos, em áreas urbanas, os quais mantêm a cadeia de transmissão do animal doméstico para a pessoa humana. Ela é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesada.
A doença apresenta letalidade de 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. O vírus da raiva atua no sistema nervoso central, causando um quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios.
Ao ser agredido por um animal, todo indivíduo deve procurar atendimento médico para avaliar a lesão, e também se há a necessidade da aplicação da vacina e do soro anti-rábico.
Além disso, recomenda-se manter o animal agressor em observação por um período de 10 dias, para se observar possíveis alterações clínicas compatíveis com a raiva.
A Secretaria Municipal de Saúde de Marau faz a vigilância epidemiológica da raiva, em animais como cães, gatos e morcegos. Portanto, sempre que você encontrar esses animais mortos e que não estejam em decomposição, avisar os profissionais da secretaria de saúde pelo telefone 3342-3136, ramal 212, para que façam a da coleta de material, que será enviado para o Laboratório para análise e pesquisa da raiva.
PM Marau