Propriedade amiga do meio ambiente

Uma das novidades da 13ª Expodireto Cotrijal é a Propriedade Sustentável. Um modelo fácil, barato e focado na subsistência da família rural

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Propriedade Familiar Sustentável é um exemplo de como construir um lar adequado para o bom convívio entre a família rural e o meio ambiente. O modelo foi construído em uma área de 750 m², na área da Emater. No local é possível encontrar uma casa com sistema de cisterna e tratamento do esgoto doméstico, pomar, culturas de subsistência, horta doméstica, reserva legal, jardim e criação de aves. Exemplos fáceis e baratos de implantar em qualquer propriedade rural. Além de incentivar a produção de alimentos saudáveis a vantagem dessa propriedade é a economia que ela proporciona no bolso do produtor rural.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Alessandro Davesac, a propriedade sustentável pode ser implantada pelo pequeno ou grande produtor rural. “Essa propriedade propicia alimentos mais saudáveis, enfatiza o uso racional da água, minimiza os custos com energia e favorece a economia financeira”, disse Davesac.

O extensionista da Emater, Ivan Pasa denomina esse modelo como uma propriedade amiga do meio ambiente. “É uma propriedade organizada, econômica e simples. Queremos que o produtor consiga colocar em prática esse modelo sem dificuldades”, salientou Pasa. O agricultor de Victor Graeff, Oscar Ernesto Weber disse que é viável a construção de uma propriedade sustentável, basta ter vontade e organização. “Na minha propriedade conseguimos produzir, feijão, aipim, leite, ovos e a carne. Não sei o que é comprar carne no mercado. O principal benefício é a economia”, revelou o produtor rural

Casa sustentável
A casa construída em madeira mostra como armazenar a água das chuvas através das cisternas. A água pode ser utilizada para a limpeza doméstica, na manutenção do jardim, na irrigação das culturas de subsistência e na horta. O supervisor de vendas, Luciano Milani explicou que o governo oferece programas para financiamento sistema de cisternas que variam 1,1 mil litro a 50 mil litros custando entre R$ 1 mil e R$ 45 mil. “Em dois anos o agricultor consegue pagar o investimento. Na cidade, a economia através da utilização da cisterna chega a 40% e no interior 25%”, explicou o supervisor de vendas.
A propriedade também possui sistema de tratamento de esgoto doméstico. Cerca de 95% da água pode ser tratada. Um jardim vertical também embeleza o local. Ideal para quem não tem muito espaço e pouco tempo para manutenção. O extensionista Pasa disse que a aparência do local reflete na autoestima das pessoas. “Uma casa pintadinha, com jardim é importante”, completou o extensionista da Emater.

Pomar
O ideal é a propriedade ter um pomar com árvores frutíferas que produzem em diferentes estações do ano. No local foram utilizados o Citrus e Nogueira, por exemplo. “O interessante é que sejam plantas que não exijam tantos cuidados de poda e manutenção”, disse o extensionista da Emater.

Culturas de subsistência
O ideal seria se toda a propriedade rural produzisse alimentos para o sustento da família e sem a utilização de agrotóxicos. Assim, o agricultor economiza e consome produtos ainda mais saudáveis. Na propriedade modelo foram utilizadas culturas como o feijão, o milho, a batata e o amendoim.
O engenheiro agrônomo da Emater explicou que antigamente o agricultor produzia o seu alimento. Atualmente, a maioria prefere comprar no mercado. Entre as razões está a maior renda do produtor e o agronegócio passou a dominar o setor fazendo com que a subsistência fosse deixada de lado.

Reserva legal
A legislação determina que 20% da propriedade seja destinada à proteção na condição de reserva legal. No caso da propriedade modelo, o objetivo é proteger a área em torno de um manancial hídrico para uma melhor qualidade da água.

Embelezamento da propriedade
A beleza do local proporciona uma melhor qualidade de vida. Ela mantém a harmonia e o visual da propriedade. “Ninguém gosta de ficar olhando para um monte de entulho. O embelezamento pode ser feito com flores, folhagens, coqueiros, trepadeiras. Tudo para que o ambiente fique bonito, limpo e organizado”, ressaltou Devesac.

Horta Doméstica
Na propriedade sustentável a horta doméstica também tem um espaço garantido. Os produtores podem optar por plantar alface, rúcula, couve-flor, beterraba, cenoura, tomate, salsa, cebolinha, entre outras opções.

Criação de Aves

O modelo utilizado para produzir rendimento e a subsistência da família na propriedade foi a criação de aves. O sistema foi por meio de piquetes que promovem a interação do animal com a pastagem. O milho produzido na propriedade também pode ser utilizado como ração. Os produtores também podem optar pela criação de porcos ou rebanho bovino para produção de carne e leite.

Gostou? Compartilhe