A Embraer anunciou na sexta-feira o balanço de sua participação na 13ª edição da Expodireto Cotrijal. Foram seis aeronaves Ipanema vendidas durante a feira, todas para o Estado do Rio Grande do Sul. O valor dos negócios está avaliado em cerca de R$ 4,8 milhões. A Expodireto Cotrijal é o evento que abre o circuito de feiras da Embraer, onde a empresa promove as vantagens da utilização de seu avião agrícola, o Ipanema, única aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol.
Nos últimos cinco anos, a venda de aviões Ipanema triplicou no Sul do país e em 2011 a região foi responsável por 16% dos negócios. “O Rio Grande do Sul é um dos pólos nacionais da agricultura de precisão e nosso produto é ideal para quem busca alta produtividade e baixos custos operacionais”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “Hoje são mais de 1.200 unidades vendidas em todo o território nacional desde o lançamento da aeronave, o que traduz a confiança do mercado na qualidade de nosso avião.” A pulverização aérea dá mais flexibilidade ao produtor, pois permite a operação em áreas alagadas e em terrenos irregulares, além de não gerar perdas por amassamento da lavoura e nem compactação do solo.
O Ipanema é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil. A versão a etanol começou a ser produzida em 2005 e atualmente representa 25% da frota em operação. A aeronave é utilizada principalmente na pulverização de defensivos agrícolas e também pode atuar no combate primário a incêndios, povoamento de rios, reboque de planadores, entre outras aplicações.
Embraer venda seis aeronaves Ipanema na Expodireto
· 1 min de leitura