O Pavilhão Internacional da Expodireto da Cotrijal a cada ano tem uma procura maior por importadores de vários países. Neste ano, mais de 70 países e 105 importadores estão em Não-Me-Toque para comprar produtos brasileiros. No início, apenas máquinas e implementos agrícolas eram comercializados. Nesta edição da feira a procura por grãos, carnes e produtos lácteos ampliaram as possibilidades de negócios.
Os dados sobre o volume de negociações não foram compilados pelos organizadores da feira, mas serão apresentados ao final da tarde desta sexta-feira no balanço tradicional que é feito pelo presidente da Expodireto Nei César Mânica. De acordo com o assessor internacional da Cotrijal Evaldo Silva Junior em relação aos anos anteriores houve um incremento nos tipos de produtos comercializados. Mesmo assim as máquinas e implementos não perderam espaço nas negociações. Entre os novos produtos negociados estão o arroz, soja, milho, trigo, carnes bovina, suína, de frango e de carneiro, além de lácteos e vinho.
Arroz gaúcho
O arroz produzido no Rio Grande do Sul foi um dos produtos apresentados nas rodadas de negócios realizadas. A parceria entre a Cotrijal e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) superou as expectativas e a presença já está confirmada para 2013. O representante da Câmara de Comércio de Portugal Walter Montalvão está na feira para colher informações sobre os produtos oferecidos e abrir portas para o comércio bilateral entre o Brasil e Portugal. Conforme ele, as informações divulgadas pela câmara aos associados já despertaram interesse. Dois empresários manifestaram interesse e estão contatando as empresas brasileiras.
Montalvão participou da Expodireto em 2011 durante um dia e esse foi o motivador para que nesta edição ele ficasse a semana inteira no evento. “O levantamento feito no ano passado indicava que haveria muitas oportunidades para comércio bilateral e foi exatamente isso que encontrei aqui. Este ano foram dezenas de empresas que se revelaram interessadas em fazer comércio tanto num sentido quanto no outro”, avalia. Todo o portfólio de contatos é encaminhado aos associados da câmara, que são mais de 40 mil, além de outras câmaras de comércio que são parceiras.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis