As ervas medicinais trazem muitos benefícios aos humanos. Chás para gripe, para emagrecer, ou ervas para perfumar a casa e temperar a comida são apenas algumas das inúmeras possibilidades. Durante a Expodireto Cotrijal 2012 a Emater apresentou alternativas naturais para combater e prevenir doenças do rebanho de gado leiteiro. Problemas como mastite e carrapatos podem ser solucionados com ervas e preparos que podem estar no quintal de casa.
As folhas espinhosas da araucária podem se tornar um potente composto contra carrapatos quando preparada e aplicada corretamente. Além de barata, a infusão substitui o uso de fármacos que teriam o mesmo efeito. De acordo com a médica veterinária da Emater Regional de Passo Fundo Giovana Rosa da Costa existem poucos estudos que comprovem cientificamente as propriedades medicinais das receitas apresentadas no Horto de Plantas Medicinais da Emater na Expodireto Cotrijal. No entanto, o relato dos agricultores que utilizam esses preparos ao longo do tempo comprova as propriedades medicinais.
Mastite
A mastite é um problema comum em vacas leiteras que não são manejadas adequadamente após a ordenha. O uso do iodo geralmente é o mais comum para evitar a doença. Giovana destaca que a linhaça, por exemplo, é uma das opções ao tratamento mais comum que tem um efeito satisfatório (veja a receita abaixo). “A solução comprada de iodo custa cerca de R$ 40, esse de linhaça é muito mais barato. É uma alternativa com coisas que os agricultores têm em casa e podem fazer. Mas é preciso fazer um adequado manejo da mesma forma como se faria com o produto comprado”, alerta. Além de ser mais barata, a infusão de linhaça não causa o ressecamento do teto dos animais que possuem a pele mais fina nessa região.
Horto
O Horto de Plantas Medicinais da Emater no Parque da Expodireto é utilizado durante todo o ano em cursos e oficinas. De acordo com a coordenadora do espaço Ana Cassol, nos cerca de 400 metros quadrados, existem aproximadamente 200 espécies de plantas medicinais e tóxicas podem ser conhecidas. Além disso, as extensionistas da Emater podem dar informações sobre o uso adequado de cada planta e como evitar acidentes com as espécies nocivas.
Desinfetante pós-ordenha
Ingredientes: um litro de água e quatro a cinco colheres de sementes de linhaça.
Modo de preparo e uso: ferver a água e acrescentar a linhaça. Deixar de molho por 24 horas. Filtrar, colocar em garrafas plásticas e guardar na geladeira para a desinfecção dos tetos após a ordenha. A infusão tem durabilidade de um mês.
Sabão Bactericida
Ingredientes: um quilo de sabão caseiro ou sabão de glicerina comum, uma xícara de alecrim, uma xícara de água
Modo de preparo e uso: picar o sabão e derretê-lo em banho-maria com fogo baixo. Não se deve usar recipiente de alumínio. Bater a água e o alecrim no liquidificador e após coar. Depois de coado, o líquido deve ser colocado aos poucos no sabão derretido, mexendo delicadamente até a mistura ficar homogênea. Depois de misturado, coloque em uma forma molhada e deixe descansar até endurecer para cortar no tamanho desejado.
Dica: o mesmo processo pode ser feito com calêndula, erva-de-bugre, carqueja, folha de bananeira, cobrina, sete-sangrias, eucalipto, sabugueiro, neem ou suco de limão.