O município de Tapejara assinou na tarde desta segunda-feira dia 12, a escritura de doação ao Estado do Rio Grande do Sul de três terrenos para a construção do Foro do Poder Judiciário no município. O local, que totaliza 1.125 m2, fica localizado na Avenida Sete de Setembro esquina com a rua Coronel Gervásio, ao lado do Centro Cultural José Mara Vigo da Silveira. Estiveram presentes na assinatura o prefeito Seger Luiz Menegaz, o chefe de gabinete Júlio Francisco dos Reis, a secretária de administração, Claura Barcarollo, o consultor jurídico, Jucemar Comiran, a juíza de Tapejara, Lilian Raquel Bozza Pianezolla, o escrivão Fábio Morais e o diretor substituto do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado, Mário Anderson Ferrari.
De acordo com a juíza Lilian Pianezzola, está prevista a construção de um prédio moderno e amplo, inicialmente com três andares e preparado para receber mais pavimentos. Segundo ela, a previsão é que em abril seja publicado o edital para a licitação da construção, a qual deve ser iniciada na segunda metade do ano. Lilian explicou que as atuais instalações já não atendem mais a demanda necessária, não existindo mais espaço para arquivar processos e até mesmo para os servidores trabalharem adequadamente, além, do atendimento ao público que está comprometido. “O Poder Judiciário é um prestador de serviços e a sua missão é qualificar cada vez mais seu trabalho. A construção do novo foro vai trazer muitos benefícios porque além de melhorar o atendimento, terá espaço para duas varas judiciais além de um amplo arquivo. Hoje temos apenas uma vara judicial com 7.300 processos, o que é um número muito grande. Tão logo a construção se efetive poderemos pleitear junto ao Tribunal de Justiça a criação da segunda vara criminal na cidade, a fim de melhorar a prestação dos serviços. Ainda teremos um salão do tribunal de júri que hoje não existe e para o qual é utilizado o espaço do Centro Cultural. Também haverá uma cela para réu preso, o que impossibilitará que ele se encontre com a vítima durante o julgamento. Serão várias melhorias que vem a facilitar o acesso da população ao Judiciário”, destacou.
O prefeito Seger Luiz Menegaz salientou que esta é uma conquista importante para Tapejara já que um prédio mais amplo e moderno significa seguir junto com o crescimento da cidade. Ele explicou que esta doação já tinha sido efetivada há dois anos, porém, o processo licitatório que estava em andamento, foi cancelado e reiniciado no início do ano. “Sem dúvida nenhuma esta construção valoriza o município e a região. É uma bela notícia saber que ainda este ano a construção deve começar. Porém, uma das condições para a doação é que imediatamente após o Fórum estar com o trabalho iniciado no novo prédio, as instalações antigas, que também foi doada pelo Executivo, retorne ao patrimônio do município”, ressaltou.
Tapejara doa terreno para construção do novo Fórum
· 2 min de leitura