Livro de receitas reúne sabores e história da região

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A gastronomia local foi uma das potencialidades turísticas identificadas pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição (FMRCT), do qual fazem parte representantes dos municípios de Passo Fundo, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul, Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi e Sertão. Em razão disso, cada município elegeu seu prato típico por meio de uma Maratona Gastronômica. As receitas apresentadas vão além de uma lista de ingredientes e modo de fazer: trazem uma contextualização histórica de cada prato. Esse material foi reunido em um livro, lançado na noite de quinta-feira, 15 de março, em Passo Fundo.

A coordenadora do FMRCT e representante da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) Munira Awad fez a apresentação da obra. “Vencida as etapas da Maratona Gastronômica e do Festival Regional Gastronômico, os membros do fórum entenderam que deveriam mostrar aos participantes e à comunidade os resultados desse novo produto turístico”, explicou. De acordo com a coordenadora, a publicação e impressão do livro foram possíveis por meio de patrocinadores. “Agradecemos à UPF e Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Funzoctur, por possibilitarem a concretização desse trabalho”, afirmou.

A coordenadora da Divisão de Extensão da UPF Bernadete Dalmolin representou a Reitoria no evento e evidenciou o resgate histórico obtido com o trabalho. “Mais do que o lançamento de uma obra com receitas dos pratos típicos, a maratona foi dando visibilidade àquilo que nos é dado a cada dia, mas que no mundo veloz e globalizado parece invisível. Falo do resgate histórico e cultural de cada prato, que confirma nossa identidade cultural, resgatando práticas cotidianas de nossos pais, avós, bisavós, destacando especificidades locais ou uma pátria mãe que ficou distante, mas nunca esquecida”, considerou.

O vice-prefeito Rene Cecconello falou sobre a importância de os municípios da região promoverem ações de modo a gerar resultados coletivos. “Não há município que de forma isolada se desenvolva. É uma satisfação para a Prefeitura poder auxiliar a UPF para que esse trabalho hoje esteja acessível”, salientou.

Saccottini Campeiro
Os pratos vencedores das Maratonas Gastronômicas foram preparados e servidos para degustação dos presentes no lançamento. A receita de Saccottini Campeiro, vencedora da Maratona de Sarandi e do Festival Regional Gastronômico, fez sucesso entre os convidados. César Augusto Rosin, autor da receita, explicou como ela foi pensada. “O prato traz as culturas italiana e gaúcha juntas. O Saccottini é um invólucro de massa que contém um saboroso recheio, metade de carne bovina, simbolizando o gado dos pampas, e metade com a famosa linguicinha campeira”, explicou. No molho, Rosin trouxe ainda a rúcula e o tomate cereja, que representam o frescor dos campos. “Essa receita traz uma combinação perfeita de proteína e carboidrato, nutrientes essenciais para qualquer pessoa”, finalizou.

O livro Maratona Gastronômica- Receitas está sendo distribuído gratuitamente nos municípios que participaram da Maratona e na Divisão de Extensão da UPF, além de diferentes espaços que trabalham com alimentação. A obra foi editada pela UPF Editora.

Gostou? Compartilhe