O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras), mantido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Soledade, Sindipedras, UFRGS e Governo Federal, convida a comunidade acadêmica e geral para a inauguração da pista experimental construída com resíduos de pedras preciosas. A pista está localizada no acesso interno do CT-Pedras. A solenidade acontece nesta segunda-feira, dia 02 de abril, às 10 horas.
A pista é fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa de Desenvolvimento de materiais alternativos aplicados à pavimentação de baixo custo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia (PPGEng) e ao curso de Engenharia Civil da UPF, sob a coordenação dos professores Dr. Francisco Della Rosa e Dr. Antônio Thomé e equipe.
O objetivo deste estudo, de acordo com a equipe, foi utilizar o rejeito da rolagem de pedras preciosas produzidas na região de Soledade, como material alternativo na execução de pavimentação urbana, com custo inferior aos convencionais. A construção da pista foi executada pela secretaria de Obras da Prefeitura de Soledade, sob a supervisão dos professores da UPF e equipe. A Prefeitura de Soledade custeou a matéria-prima agregada ao pó da ágata (cal), os equipamentos e funcionários para a execução.
CT-Pedras mantém parceria com UPF
· 1 min de leitura