O município de Ernestina conta, desde segunda-feira, com o serviço do Hospital de Pequeno Porte, que presta atendimento 24h para o município e região. A inauguração dos atendimentos do HPP de Ernestina aconteceu no sábado (07) durante a comemoração da semana do município, reunindo autoridades, representantes das entidades do município e a comunidade. Os atendimentos começaram na segunda.
Na oportunidade a secretária de Saúde e Assistência Social, Carmen Lúcia Vieira dos Santos destacou os esforços e investimentos que foram feitos para que Ernestina recebesse um HPP. “O HPP é mais uma meta de trabalho atingida que muito nos orgulha. Estamos fazendo o que prometemos e além de ser um trabalho de grande importância para o município e a região. Vamos oferecer atendimento 24h, e seis leitos em que os pacientes poderão ficar até 72h internados, comemora a secretária. Foram investidos cerca de R$300.000,00 entre ampliação e reforma para que a Unidade Básica de Saúde passasse a ter estrutura para prestar atendimentos 24h.
Com uma equipe médica disponível para atender a população, não será mais necessário deslocar pacientes para Passo Fundo. As consultas são feitas no HPP de Ernestina, e a partir daí, se necessários os pacientes são encaminhados para exames, e continuam recebendo acompanhamento médico no município. “Os casos que poderão ser resolvidos em Ernestina vão ser atendidos pela equipe médica da nossa cidade”, garantiu o prefeito Aderi Baumgratz Soares, durante a solenidade.
No final de fevereiro a Secretaria de Saúde de Ernestina apresentou a proposta de implantação do HPP ao COGERE – Colegiado de Gestão Regional e solicitou o credenciamento para o funcionamento da HPP, que foi aprovado por unanimidade. A unidade de Ernestina também recebeu autorização para aumentar a capacidade de internação, podendo a chegar a 30 o número de leitos. Sobre o aumento da demanda dos atendimentos a secretária afirma estar tranqüila, já que a saúde é uma das prioridades da atual administração.
Feira de Saúde
Durante a inauguração do HPP a população participou a feira de saúde. Em cada estande, separado por especialidade, a população pode tirar dúvidas sobre a saúde da mulheres, transtornos psiquiátricos, doação de órgãos e medula óssea, saúde bucal, orientação postural, alimentação saudável e verificação do IMC.
Equipe multidisciplinar
Uma equipe formada por médico cardiologista, pediatra, ginecologista, clínico geral, psicólogo, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiras está disponível para atender os usuários do HPP. Uma equipe de nove agentes de saúde faz acompanhamento periódico das famílias na zona urbana e rural. Essas ações fazem com que Ernestina seja uma das poucas cidades do estado que mantém 100% da população sob a cobertura do programa Estratégia da Família. Os profissionais atuam nas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da comunidade.