A Associação dos Universitários Tapejarenses (Autape) participou de audiência pública com o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. O evento que reuniu lideranças e a comunidade aconteceu no dia 30 de março, no Centro Cultural de Tapejara. O presidente da Autape, Rafael Borille, lembrou, durante seu pronunciamento que a mobilização para melhorias na ERS 463, teve início em setembro de 2011. “A entidade iria parar os ônibus para chamar a atenção das autoridades quanto à precariedade da rodovia. Uma reunião em outubro de 2011 com o Daer resultou na operação tapa buracos”, disse Borille.
Outro sério problema apontado é a ausência de sinalização. São cerca de mil universitários tapejarenses e mais de cinco mil da região que trafegam todos os dias por esta via correndo riscos. As entidades pediram ao secretário Estadual, redução de curvas neste trajeto, sinalização e recapeamento da rodovia.
Conforme Albuquerque, o Tribunal de Contas apontou irregularidade na gestão do Daer em Programas no Governo anterior, e que por este motivo o Tribunal de Contas impede a liberação de novos recursos até que se esclareça e se conclua a sindicância de um rombo de R$ 10 milhões. Mesmo assim, ele se comprometeu em licitar uma empresa para realizar estudo de viabilidade do novo traçado da ERS 463. Nenhum prazo foi estipulado. O que se sabe até o momento, é que esta comissão deverá pressionar o Governo para que alguma atitude seja tomada o mais breve possível.