Enfermeiros debatem sobre envelhecimento Humano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida em nível mundial, nas últimas décadas, a assistência de saúde ao idoso passou a ter prioridade. Neste contexto, o VIII Fórum Nacional de Enfermagem, promovido pelo Grupo de Enfermeiros do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, trouxe a enfermeira doutora em Gerontologia Biomédica, Marinês Tambara Leite para ministrar a palestra sobre o Cuidado da Enfermagem no Envelhecimento Humano.

O encontro debateu a necessidade do avanço nas conquistas para melhoria da qualidade de vida do idoso com ações concretas de promoção de atividades que ao longo da vida sejam capazes de introduzir hábitos saudáveis. “Ao mesmo tempo em que os idosos avançam na prática de atividades saudáveis é preciso que os serviços de saúde estejam preparados para conhecer e conduzir situações ampliadas do processo saúde/ doença. A longevidade tem implicações importantes, e mesmo quem apresenta boa saúde está sujeito a debilitar-se, devido às alterações fisiológicas que acontecem com o avanço da idade”, enfatizou Marinês.

Segundo a especialista, o envelhecimento resulta em limitação nas funções do organismo, tornando os idosos cada vez mais dependentes do cuidado de outras pessoas. “Por este fato, se tornam mais frágeis a doenças crônicas degenerativas, aumento do estado de invalidez, aumento da necessidade de assistência médica, psicológica e como consequência vem à hospitalização”.

Ao encerrar a palestra, Merinês ressaltou a importância da profissão de Enfermagem perante a contribuição nas ações de cuidado com a saúde do idoso e elogiou a organização do fórum que teve mais de 400 participantes. “Nesta oportunidade, foi possível levar a um público mais amplo e de diversas localidades a gerontologia como um dos papéis que os enfermeiros devem assumir na sociedade”.

Gostou? Compartilhe