A 12ª edição da Feira do Livro de Tapejara começa na próxima quinta-feira, dia 19, e se estende até sábado, dia 21. Ela acontecerá pela primeira vez na Praça Central Sílvio Ughini e reunirá artistas como Fabrício Carpinejar, Sérgio Napp, Mário Pirata e Nei Lisboa. O tema escolhido para este ano é “Ler é uma arte”, com o objetivo de realizar um encontro entre todas as artes, incluindo-as na programação. Portanto, quem participar da feira, poderá ver espetáculos de literatura, dança, música, arte circense, teatro e cinema.
O patrono da feira será Fabrício Carpinejar, um dos grandes nomes da literatura gaúcha, que teve passagens pela academia, é conhecido por sua atuação em blogs, programas de rádio e, mais recentemente, televisão. Pela primeira vez também, além do patrono, a Feira homenageia autores locais com o título de “Amigo do Livro” que será Deoclides Piffer de Oliveira, que ainda lançará o livro “Nada a Ver” e a Amiguinha do Livro: Giovanna Karla Mangoni.
Além dos eventos programados para aconteceram na lona da feira, outras atividades paralelas foram planejadas, como as oficinas de palhaço e o concurso de poemas nas escolas particulares, públicas, de ensino fundamental e médio. Também dois espaços especiais, além das bancas de vendas de livros foram criados: um para a Biblioteca Pública Eduardo Damiani, que irá fazer cadastros no local e divulgar seus projetos, e outro para os escritores tapejarenses. Um estande ficará disponível para a divulgação do trabalho e bate-papo com leitores.
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal de Tapejara e SESC-Passo Fundo. Mais informações através do telefone 9170-0378 ou pelo facebook – Feira do Livro de Tapejara.
Oficinas
“Um salto para o fracasso” desenvolverá técnicas de palhaço em duas turmas – para crianças com idade entre 10 e 13 anos e para jovens e adultos com mais de 14 anos. Os interessados podem realizar a inscrição, que é gratuita, na Biblioteca Municipal Eduardo Damiani ou através do e-mail
[email protected] até esta terça-feira, dia 17. Serão 20 vagas em cada uma das oficinas e elas serão realizadas nos dias 19 e 20, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.
Autores
Sérgio Napp, conhecido pela literatura, mas também pelas suas importantes composições na música. A canção “Desgarrados” é uma de suas obras, por exemplo. Mário Pirata é um autor com forte apelo junto às crianças e envolve música, dança, teatro e recreação terapêutica em suas intervenções. Nei Lisboa é um dos mais brilhantes músicos gaúchos. Sua musicalidade eclética, rebelde e cheia de humor serviu – e continua servindo – de escola para uma geração de artistas, que fazem das terras gaúchas um celeiro de boas surpresas musicais.
Concurso de poemas
Durante o mês de março, as escolas fizeram suas eliminatórias para escolher um representante de cada categoria para participar da etapa municipal. O tema para o poema é o mesmo da feira – ler é uma arte. Os vencedores serão apresentados e farão a apresentação de suas obras no dia 21 de abril, durante a Feira.
Livro de receitas
O sábado de manhã será reservado para lançamento de livros. Entre as diferentes obras lançadas, será feita a sessão de autógrafos do Livro de Receitas de Tapejara, resultado do Concurso do Prato Típico feito em agosto de 2011. As sete receitas inscritas irão compor a obra e os autores estarão presentes.
Atrações locais
Além dos autores de renome, artistas locais também farão suas apresentações, para completar a programação.
Mostra Regional de Bandas Marciais
No domingo, dia 22, será realizada também na praça central a Mostra Regional de Bandas Marciais da Aban-RS. Durante o dia, cerca de 10 grupos da região farão suas apresentações, a partir das 16h.