Prefeitura preocupada com a questão do saneamento em Casca

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O saneamento básico é a política pública mais eficaz para combater doenças provenientes da contaminação da água. Segundo dados da Funasa, para cada 1 real investido em saneamento, são poupados 4 em despesa com saúde. Apesar disso, o custo para colocar em prática um projeto de saneamento é bastante elevado, por isso a maioria das cidades ainda não possui, como é o caso do município de Casca. Mas a intenção da Administração Municipal é de que essa realidade mude. “Uma coisa é certa: está decidido que vamos iniciar pelo menos o Plano de Saneamento ainda neste ano em Casca” afirma o Prefeito Municipal, Alan Martins das Chagas, em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, na Prefeitura Municipal.

Além de Casca, o município vizinho de Vila Maria também pretende iniciar o projeto, por isso o Prefeito Rudmiar Matiasso e Departamento de Projetos também participou da reunião que foi coordenada por Germano José Hartmann, do Núcleo de Assessoria em Planejamento, e por William Widimar Cadore, da Engenheria Civil, ambos da Universidade Regional Integrada – URI, campus Frederico Westphalen, que apresentou proposta para elaborar e executar o plano de saneamento básico.

Já faz algum tempo que a Prefeitura de Casca vem trabalhando e mantendo contatos para desenvolver tal projeto, tanto que já foram realizadas reuniões com a equipe da URI. Neste último encontro, foi apresentado o orçamento e a operacionalização do projeto. A ideia é ouvir a comunidade e informá-la a respeito de todo o plano, que também vai envolver alguns transtornos, já que todas as residências e empresas precisarão, a médio e longo prazo, conectar-se com a futura rede de esgotos a ser concluída. O município de Casca conta com um auxílio financeiro do Governo Estadual, mas mais recursos terão que ser captados para viabilizar a efetiva realização do plano municipal de saneamento, que engloba o tratamento da água, do esgoto pluvial e cloacal e dos resíduos sólidos.

Gostou? Compartilhe