O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs), liberou o pagamento a 63 municípios atingidos pela estiagem. Os repasses somam R$ 4.927.862,74, correspondente aos convênios de projetos Saneamento em Pequenas Comunidades.
O depósito ocorre menos de um mês após os municípios assinarem o termo de transferência. O recurso é fundamental para a reativação de poços artesianos. De acordo com um levantamento preliminar feito pelos técnicos da Sehabs, há uma grande quantidade de poços parados nessas cidades por falta de equipamento para bombear a água. A verba também se destina a novas perfurações, compra de reservatórios e extensão de redes de água.
O atendimento às comunidades é planejado desde dezembro do ano passado, com a instalação da Sala de Situação, composta por várias Secretarias para definir estratégias de combate à estiagem. Os critérios utilizados na escolha dos primeiros contemplados foram o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), número de agricultores familiares e percentual de perdas na cultura do milho. As únicas exigências foram comprovantes de qualidade da água - emitidos pela Corsan no caso dos poços - e laudo de engenheiros para ampliação das redes.
Confira a lista de municípios aqui
Governo do Estado