O Fundo de Solidariedade – FDS, da Arquidiocese de Passo Fundo realizou nesta quinta-feira (10), em Carazinho, a entrega dos recursos do gesto concreto de 2012 e do projeto Gestão e Solidariedade.
O gesto concreto tradicionalmente apoia projetos relacionados diretamente com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é Fraternidade e Saúde Pública. Assim, em 2012, o FDS optou por incentivar o projeto Vida e Vida em Abundância, desenvolvido em Carazinho pela Pastoral da Criança nas paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória.
Com o apoio do Fundo de Solidariedade, será possível desenvolver e aprimorar o trabalho de acompanhamento às famílias, pesagem das crianças, orientações e práticas sobre alimentação saudável. Atualmente essa atividade é desenvolvida por 30 mulheres e atende mais de 200 crianças e famílias em bairros pobres do município.
Ione Hebert, coordenadora da Pastoral da Criança na paróquia Nossa de Fátima, explica a importância do auxílio do FDS: “esse apoio é muito bem vindo para podermos ampliar o trabalho da pastoral, em busca de líderes que possibilitem o atendimento a mais crianças. Além disso, o projeto vem também para melhorar o atendimento no local onde as famílias são atendidas.” A Pastoral da Criança realiza os atendimentos através de visitas mensais as famílias, onde são realizados atendimentos diretos à crianças de 0 a 6 anos, através de pesagem e orientações.
Além do gesto concreto, o fundo apoia também em torno de 12 projetos por ano, nas áreas de educação e formação para a solidariedade, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.
A iniciativa Gestão e Solidariedade, que recebeu os recursos também nesta quinta-feira, é desenvolvida pelo Patronato Santo Antônio, em Carazinho. O projeto tem como objetivo o trabalho com adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade e exclusão social, buscando a qualificação profissional através de oficias para a aprendizagem na fabricação de pães, cucas, salgados e doces, capacitando para o trabalho de produção, planejamento e gestão.
O diretor do Patronado, Padre Elisandro da Silva, destaca que o apoio possui várias dimensões. “Primeiro é o trabalho de profissionalização, onde os recursos do fundo serão usados dentro da padaria, capacitando profissionais para atuarem no mercado de trabalho. [...] Outro ponto é o nome do próprio fundo, ou seja, Fundo de Solidariedade, onde se torna visível o gesto de fraternidade no sentido de promoção da vida e de unidade. E o terceiro, não menos importante, é que aquilo que é produzido no curso vai também para a manutenção da alimentação do próprio patronato. Isso tudo prova que é possível e que vale a pena se trabalhar em parceria.” Segundo a assistente social do patronato, Maria Rosane Bordeghini, a oficina será direcionada para cerca de 25 jovens dos 150 que a instituição atende atualmente.
O Fundo de Solidariedade deve realizar ainda nas próximas semanas o repasse dos projetos Panificação Solidária e Tudo por amor, de Passo Fundo; Auxílio ao hospital São Roque, em Dois Lageados; Articulação e Fortalecimento do Setor Arquidiocesano de Juventude e o projeto Emaús, de Casca.
O Fundo de Solidariedade – FDS, da Arquidiocese de Passo Fundo realizou nesta quinta-feira (10), em Carazinho, a entrega dos recursos do gesto concreto de 2012 e do projeto Gestão e Solidariedade. O gesto concreto tradicionalmente apoia projetos relacionados diretamente com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é Fraternidade e Saúde Pública. Assim, em 2012, o FDS optou por incentivar o projeto Vida e Vida em Abundância, desenvolvido em Carazinho pela Pastoral da Criança nas paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória.
Com o apoio do Fundo de Solidariedade, será possível desenvolver e aprimorar o trabalho de acompanhamento às famílias, pesagem das crianças, orientações e práticas sobre alimentação saudável. Atualmente essa atividade é desenvolvida por 30 mulheres e atende mais de 200 crianças e famílias em bairros pobres do município.Ione Hebert, coordenadora da Pastoral da Criança na paróquia Nossa de Fátima, explica a importância do auxílio do FDS: “esse apoio é muito bem vindo para podermos ampliar o trabalho da pastoral, em busca de líderes que possibilitem o atendimento a mais crianças. Além disso, o projeto vem também para melhorar o atendimento no local onde as famílias são atendidas.”
A Pastoral da Criança realiza os atendimentos através de visitas mensais as famílias, onde são realizados atendimentos diretos à crianças de 0 a 6 anos, através de pesagem e orientações.Além do gesto concreto, o fundo apoia também em torno de 12 projetos por ano, nas áreas de educação e formação para a solidariedade, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.A iniciativa Gestão e Solidariedade, que recebeu os recursos também nesta quinta-feira, é desenvolvida pelo Patronato Santo Antônio, em Carazinho.
O projeto tem como objetivo o trabalho com adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade e exclusão social, buscando a qualificação profissional através de oficias para a aprendizagem na fabricação de pães, cucas, salgados e doces, capacitando para o trabalho de produção, planejamento e gestão.O diretor do Patronado, Padre Elisandro da Silva, destaca que o apoio possui várias dimensões. “Primeiro é o trabalho de profissionalização, onde os recursos do fundo serão usados dentro da padaria, capacitando profissionais para atuarem no mercado de trabalho. Outro ponto é o nome do próprio fundo, ou seja, Fundo de Solidariedade, onde se torna visível o gesto de fraternidade no sentido de promoção da vida e de unidade. E o terceiro, não menos importante, é que aquilo que é produzido no curso vai também para a manutenção da alimentação do próprio patronato. Isso tudo prova que é possível e que vale a pena se trabalhar em parceria.”
Segundo a assistente social do patronato, Maria Rosane Bordeghini, a oficina será direcionada para cerca de 25 jovens dos 150 que a instituição atende atualmente.O Fundo de Solidariedade deve realizar ainda nas próximas semanas o repasse dos projetos Panificação Solidária e Tudo por amor, de Passo Fundo; Auxílio ao hospital São Roque, em Dois Lageados; Articulação e Fortalecimento do Setor Arquidiocesano de Juventude e o projeto Emaús, de Casca.