Cumprindo o cronograma acertado em Montenegro no início desta semana, o Grupo JBS começa hoje o alojamento de aves com os avicultores integrados à empresa. Na região os primeiros lotes serão entregues aos agricultores nos dias 11 e 12 com criadores de Sertão. Os integrados de Passo Fundo passarão a receber os primeiros lotes a partir da próxima semana. A intenção é reiniciar os abates na unidade Passo Fundo a partir do mês de junho, tão logo os primeiros lotes estejam prontos. Em todos os integrados do grupo serão alojados inicialmente cerca de 800 mil aves.
Nesta sexta-feira também iniciam os pagamentos dos lotes entregues pelos produtores e que estão em atraso. A JBS pretende quitar a dívida da Doux Frangosul com os integrados em um prazo de 60 dias. A primeira parcela será paga já nesta sexta-feira, 11. As demais serão acertadas em 11 de junho e 11 de julho em parcelas iguais. O valor total dos pagamentos será de R$ 33,2 milhões. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Frango de Passo Fundo (Avepenca) Romeu Lorenzato a maior parte dos avicultores tem entre três e cinco lotes a receber.
O produtor Luis Eunir Buhler, da comunidade de São João, está com o aviário pronto para receber as primeiras aves entre terça e quarta-feira da próxima semana. Ele é um dos que estão sem receber a quase oito meses e estava aflito por uma definição sobre a atividade. Os detalhes sobre o lote a ser entregue deverão ser repassados à família na manhã de hoje. Na propriedade há dois galpões com capacidade para armazenar até 30 mil aves. Sobre o cronograma de pagamento, Buhler observa que não é o ideal, mas que já deve aliviar as preocupações. “Precisaríamos fazer alguns investimentos em melhorias nos galpões, mas estamos sem dinheiro para isso. Vamos esperar voltar a receber para poder dar uma melhorada”, afirma.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis