Perspectivas futuras para aves e suínos foi tema de palestras realizadas na última sexta-feira (11), em Nova Alvorada, e que reuniu quase 200 pessoas no auditório da Casa de Cultura. O 9º Encontro Municipal de Avicultores e Suinocultores integra as comemorações de 24 anos do município, onde 25% das propriedades rurais produzem aves e suínos. O diretor técnico e presidente em exercício da Emater/RS, Gervásio Paulus, participou da abertura do evento, assim como o diretor administrativo, Valdir Zonin, e o assistente técnico estadual em Suínos e Aves, Henrique Bartels, além do chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Romeu Cezar Deon.
Na ocasião, Paulus elogiou a persistência dos produtores, especialmente dos pequenos, que permanecem no mercado, apesar das dificuldades. De acordo com o prefeito Edilson Romanini, as atividades de suinocultura e avicultura são as que mais empregam e dão retorno ao município, gerando uma parcela significativa ao PIB.
Nova Alvorada possui 642 estabelecimentos rurais, sendo 45 produtores de suínos e 115 avicultores. A cada ano, são produzidas 9.774 milhões de aves, 21 mil leitões e outros 60.400 mil suínos terminados, o que gera, de receita líquida, quase R$ 5 milhões. O município, que possui 58% da população (de 3.182 pessoas) no meio rural, produz ainda milho (413 propriedades), soja (237 propriedades), fumo (196), bovinocultura de leite (180) e erva-mate (133).
Também participaram do Encontro, o vice-prefeito Claudir Sotilli, e os presidentes da Associação de Suinocultores e Avicultores, Valmor Darif, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Orides Locatelli. Foram palestrantes Ivo Oltramari Jr, da GSI Agromarau, e Valdecir Folador, da Associação de Criadores de Suínos (Acsurgs). Após as palestras, os participantes se reuniram no CTG Rancho da Amizade, onde foi servido Porco à Paraguaia, e realizado baile.
Nova Alvorada sedia encontro de suinocultores e avicultores
· 1 min de leitura