Programa incentiva diversificação de culturas em Tio Hugo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Município de Tio Hugo, comunidade essencialmente agrícola, é formado em mais de 85% por mini e pequenas propriedades rurais, onde a monocultura não fornece condições de subsistências nem viabilidade financeira para o agricultor e sua família permanecerem no meio rural.
 
Baseado neste contexto, o Poder Público Municipal, teve uma grande iniciativa. Criou o programa municipal de incentivo à diversificação “renda saudável”, o programa visa estimular os produtores rurais a aumentar a plataformas para a geração de trabalho e renda nas propriedades rurais.
 
O Projeto Renda Saudável é coordenado pela secretária da Agricultura e Meio Ambiente.  A mesmo, incentiva a produção e a comercialização de hortifrutigranjeiros nos restaurantes, na merenda servida nas escolas, além disso, os produtores comercializam seus produtos por toda a região.
 
 O programa facilita as condições de trabalho e renda a mini e pequenos produtores rurais, estimulando sua permanência no meio rural, tornando a propriedade viável e sustentável economicamente, trazendo justiça e inclusão social a todos.
 
O programa municipal de incentivo a diversificação “renda saudável” faz parte do Programa Municipal de Fortalecimento do Campo, que conta com doze ações voltadas para o fortalecimento do setor primário do município de Tio Hugo. Que visa evitar o êxodo rural, e conseqüentemente prejudicar os pequenos produtores.
 
Um bom exemplo:
 
O casal Nesio Worm e Vania produtores de Tio Hugo tem uma área de 15,7 hectares, sua propriedade é bem diversificada tendo produção de hortifrutigranjeiros, produção de grãos, criação de peixes além da atividade leiteira, sendo que, dois hectares são destinados para produção de várias hortaliças conforme a classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
 
-Hortaliças Folhas: Alface, almeirão, couve, repolho e rúcula etc.;
-Hortaliças de Frutos: Tomate, pepino, abobrinha e pimentão;
-Hortaliças Flores: Couve flor, Brócolis e alcachofra;
-Hortaliças Raízes: Cenoura, beterraba e rabanete;
-Hortaliças de Condimentos: Alho, cebolinha e salsa
O município de Tio Hugo, comunidade essencialmente agrícola, é formado em mais de 85% por mini e pequenas propriedades rurais, onde a monocultura não fornece condições de subsistências nem viabilidade financeira para o agricultor e sua família permanecerem no meio rural. Baseado neste contexto, a administração municipal criou o programa de incentivo à diversificação “renda saudável”, que visa estimular os produtores rurais a aumentar as plataformas para a geração de trabalho e renda nas propriedades rurais. 

A iniciativa incentiva a produção e a comercialização de hortifrutigranjeiros nos restaurantes, na merenda servida nas escolas, além disso, os produtores comercializam seus produtos por toda a região.  O programa facilita as condições de trabalho e renda a mini e pequenos produtores rurais, estimulando sua permanência no meio rural, tornando a propriedade viável e sustentável economicamente, trazendo justiça e inclusão social a todos. 

A atividade faz parte do Programa Municipal de Fortalecimento do Campo, que conta com doze ações voltadas para o fortalecimento do setor primário do município de Tio Hugo, com objetivo de evitar o êxodo rural. O Projeto Renda Saudável é coordenado pela secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo.

Um bom exemplo


O casal de produtores Nesio Worm e Vania tem uma área de 15,7 hectares e uma propriedade bem diversificada, com produção de hortifrutigranjeiros, grãos, criação de peixes e atividade leiteira. Dois hectares dos hectares do casal são destinados para produção de várias hortaliças, como alface, almeirão, couve, repolho, rúcula, tomate, pepino, abobrinha, pimentão, couve flor, brócolis, alcachofra, cenoura, beterraba, rabanete, alho, cebolinha e salsa. 

Gostou? Compartilhe