IFRS Sertão promove Seminário Regional de Agroecologia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão promove nos dias 31 de maio e 1º de junho o I Seminário Regional de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. O evento acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, no auditório do Campus. As inscrições são gratuitas para todos os participantes, devendo ser feitas pela internet através do link disposto junto a notícia publicada no site www.sertao.ifrs.edu.br ou no próprio Campus, na abertura do evento.

Palestras, feira de experiências, mostra, troca de sementes crioulas e reflexões sobre a realidade atual e os resultados positivos em termos de experiências em Agroecologia integram a programação do evento. O objetivo do Seminário é atualizar os participantes sobre a questão da Agroecologia e do Desenvolvimento Rural Sustentável, bem como fortalecer uma rede de atuação entre agricultores, pesquisadores, extensionistas e estudantes e, finalmente, dar visibilidade ao tema.  De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do evento, Welington Zanini, “a discussão sobre Agroecologia vem se intensificando desde os primeiros sinais da insustentabilidade do modelo de desenvolvimento Agrícola baseado na modernização da agricultura”.  

Segundo ele, na região norte do Rio Grande do sul, diversas organizações trabalham na perspectiva da transição agroecológica, um caminho racional que visa paulatina e sustentavelmente deixar a agricultura moderna e avançar para uma proposta fundada tecnicamente nas agriculturas de base ecológica. “A formação na maioria das Universidades e Escolas Técnicas do Rio Grande do Sul, não tem conseguido responder aos desafios de uma sociedade mais sustentável. Além do ensino, apesar das estruturas existentes, há muita limitação em pesquisa e entrosamento entre os grupos que atuam em torno da Agroecologia”, reforça.

           
          

Gostou? Compartilhe