Atenção motoritas. O trânsito na BR 285, em Mato Castelhano, no km 275 está totalmente interrompido. Cerca de 80 indígenas estão desde às 13h30 reivindicando melhores condições de assistência à saúde e cumprimento de repasse de remédios. Está o previsto o bloqueio até às 18h e a pista é liberada de 2 em 2 horas.
Ao todo são cinco rodovias bloqueadas, duas delas federais: trecho da BR-386 entre as cidades de Iraí (RS) e Chapecó (SC); BR-285, RS-324, RS-480 e RS-343.
Manifestações acontecem em todo o país
Índios das etnias Kaingang, Guarani e Charrua do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná ocuparam na manhã de hoje (29) escritórios da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em três cidades (Curitiba e Guarapuava, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em Brasília, desde as 7h da manhã, indígenas ocupam parte do prédio do Ministério da Saúde. Os indígenas divulgaram documento no qual denunciam "o abandono da saúde indígena por parte do governo federal" e cobram do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "a imediata solução dos problemas". Entre as reivindicações estão a melhoria do salário do profissional de saúde que atua com povos indígenas, a construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, a aquisição de leite em pó e leites especiais, aquisição de órtese, próteses dentárias e cadeiras de rodas, óculos entre outros pedidos.