A escola Estadual 29 de Outubro do município de Pontão, área de abrangência da 7ª CRE foi indicada pela SEDUC e pela Secretaria de Direitos Humanos para representar a região sul do país nos eventos no Rio + 20 entre 13 e 20 de junho de 2012. Nove alunos e três professores estão participando de oficinas e recebendo todas as orientações para o cumprimento desta agenda e da grande tarefa: “ajudar a construir a carta das crianças para a terra”. A escola vem trabalhando nos últimos anos com a pedagogia de projetos em seu currículo escolar do 1º ao 9º ano, com destaque para as questões ligadas a sustentabilidade.
No último dia 28 de maio a comunidade escolar, recebeu eufórica a equipe da Fundação Xuxa Meneguel do Rio de Janeiro, que se responsabilizou pela logística do deslocamento e patrocínio das despesas da comitiva. A Fundação também vem trabalhando com as questões da sustentabilidade, direitos humanos e com a construção de uma cultura de Paz.
Inserida em uma região histórica de lutas pela reforma agrária no sul do Brasil, com vários assentamentos e boas experiências em organização social e de produção, a escola destacou-se pelas suas características e pelo currículo diferenciado que desenvolve. É a primeira vez que as crianças participarão ativamente de uma conferência da ONU para o meio ambiente. Serão cem crianças e trinta educadores que participarão desta tarefa representando as cinco regiões do Brasil, trazendo suas experiências, seus olhares e percepções para a construção do documento final que será entregue às autoridades. A diversidade cultural do Brasil também estará representada pelo debate e participação das crianças nesta conferencia internacional.