Apesar de Tapejara, se comparado a outros municípios, ter índices ainda pequenos de criminalidade, a maior preocupação é o consumo de drogas. A maioria dos casos na cidade é de pequenos furtos provocados exatamente para trocar o produto por entorpecentes. Esta e outras informações foram debatidas durante o I Fórum Municipal de Segurança Pública, promovido pela Prefeitura Municipal, Consepro e Câmara de Vereadores na noite da última quinta-feira, dia 31. Um público de cerca de 120 pessoas participaram do debate que reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, e no público entidades e a comunidade.
Durante o debate a juíza, Lilian Pianezzola, afirmou que hoje Tapejara é um município que tem um pequeno índice de criminalidade, se comparados a outros. Revelou que hoje há apenas 15 processos de homicídio ou tentativa de homicídio no município, o que é muito importante devido ao tamanho da cidade e que a maioria dos crimes é provocado pelo consumo de drogas. A juíza também revelou que há no município somente um menor infrator, o qual está interno em uma casa de recolhimento de menores, enquanto que em um pequeno município da região há 40. Situação esta resultado dos trabalhos em projetos sociais e educacionais do município, oferecendo atividades fora da escola e retirando-os das ruas. Ainda foi levantado o problema de falta de efetivo e de recursos para aplicação no patrulhamento ostensivo, ou seja, no trabalho da Brigada Militar, já que o próprio estado não consegue manter o serviço. O comandante do CRPO Planalto, cel. João Darci Gonçalves da Rosa, lembrou que esta situação é vivida em todo o Estado e que a substituição de policiais não acontece no mesmo ritmo da saída deles da atividade. Ressaltou ainda que juntos com a comunidade e as entidades podem traçar estratégias de melhorar na estrutura existente.
Importância trabalho conjunto
O presidente do Consepro, Júlio Francisco dos Reis, ressaltou que o fórum foi um sucesso porque manteve um debate em nível muito alto, falando francamente e com consciência dos problemas existentes no município e no estado. “Sabemos que ainda podemos considerar nossa cidade segura, comparada a outros municípios, mas ela cresce e precisa que comecemos a nos preparar para prevenir que estes números não aumentem e, por isso, é tão importante debater o assunto. Estamos mostrando para as autoridades que a sociedade de Tapejara está pronta para ajudar a contribuir, mas também exige o que é seu de direito”. O prefeito Seger Luiz Menegaz, também comemorou o resultado do evento e lembrou que apesar de segurança pública não ser de responsabilidade do governo municipal, é sua responsabilidade zelar pelo cidadão e, por isso, participar de ações em conjunto com os órgãos competentes é muito importante.
A partir de agora todas as ações realizadas em prol da segurança pública no município terão uma cópia da ata da reunião de hoje anexada, a fim de reforçar a preocupação da cidade com a prevenção da criminalidade.