Tapejara sedia capacitação de educadores sociais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
Cerca de 20 pessoas estão participando nesta semana de um curso de Formação de Educador Social. O curso está sendo ministrado pela assessora de políticas públicas do Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Juliana Santos Graciani, e pelo sociólogo do NTC, Silvestre Silva Rodrigues. Esta ação, que acontece até sexta-feira, faz parte do convênio de cooperação financeira celebrado entre a Fundação Banco do Brasil, o parceiro local – no caso as Prefeituras Municipais - e a FENABB, do Programa de Integração AABB Comunidade.  Participam do evento educadores de Tapejara e ainda de Frederico Westphalen, Chapada, São Leopoldo, Ijuí, Getúlio Vargas, Faxinal do Soturno e Santo Ângelo.
O objetivo desta capacitação é sensibilizar os educadores para a discussão sobre uma nova visão de ser humano e de educação, instrumentalizando-os para atender às crianças e aos adolescentes da comunidade. Serão cinco dias de encontro com atividades lúdicas e pedagógicas e através do qual os participantes recebem material de publicações organizadas e escritas pelo NTC/PUC-SP.  Juliana Graciani salientou que este curso é extremamente  importante, porque serão abordados diversos temas importantes que qualificam o educador para a transformação, para a cidadania e para mudança real de sentido e significado do tripé do programa que inclui família, comunidade e escolas.  Entre os temas da capacitação está a concepção da educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Políticas Públicas, teatro, musicalidade a meio ambiente, entre outros temas. 
Graciani contou ainda que o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda – considera o Programa Integração AABB Comunidade o maior  programa  de complementariedade sócio-educacional do Brasil. “Atualmente 402 municípios estão inseridos neste programa, atuando na filosofia do Paulo Freire e na pedagogia de direitos tendo com o objetivo esta formação do cidadão como sujeito de direitos, trazendo melhorias,  sendo pessoa próativa, construindo para o desenvolvimento.  Por isso, gostaria de parabenizar as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, além da primeira dama de Tapejara, Kuky Menegaz, o vice-prefeito, Vilmar Merotto, e do prefeito, Seger Menegaz, que aqui no município têm demonstrado um belo exemplo do trabalho de desenvolvimento deste programa, porque cada um somando um pouco é que se constrói a cidadania”, destacou.
Gostou? Compartilhe