O período de vacinação dos rebanhos de bovídeos no Estado encerrou no último dia 08 de junho. De acordo com os dados da Supervisão Regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio os dados preliminares já contabilizados chegam a quase 90% do rebanho imunizado contra a doença. De acordo com o supervisor regional do órgão Henrique Bueno a contabilização dos dados será finalizada até a última semana deste mês. O percentual deverá, no mínimo, alcançar a mesma porcentagem de 2011, quando 95% do rebanho dos 35 municípios da região foram vacinados.
Na região, o rebanho de bovídeos é de 320 mil animais. Em Passo Fundo o número é de 18,5 mil. Conforme Bueno, a avaliação da campanha é positiva. “Não tivemos nenhum problema durante a campanha de vacinação como fatores climáticos adversos. Desde o início tivemos disponibilidade de vacina para quem se enquadra no Pronaf e para a pecuária familiar em todas as 35 unidades que compõem a regional de Passo Fundo”, avalia. Além disso, os produtores que não recebem a vacina gratuitamente não tiveram problemas para adquirir em casas veterinárias.
Em 2011, na etapa de maio a região alcançou índice vacinal de 95%. Em novembro foi de 93%. “Acredito que em relação a maio de 2011 conseguiremos atingir pelo menos esses 95%”, compara. Até a manhã de ontem os dados contabilizados já chegavam a 89% do rebanho vacinado, mas os dados ainda estão sendo cadastrados e o percentual em crescimento contínuo.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional