Alunos da sétima e oitava séries das escolas do município, publicas e particulares, participam nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, do projeto Curtição Legal. Este é uma parceria entre Secretaria Educação, Desporto e Cultura e Instituto AMICI e consiste em palestras ministradas pela médica Mirian Mânica Fontana, Ginecologista, Obstetra e Terapeuta Sexual sobre Educação Sexual.
De acordo com a palestrante, o principal objetivo é falar sobre a adolescência como etapa fundamental da sexualidade humana. São abordados assuntos como: sexo seguro, anticoncepção – doenças sexualmente transmissíveis e prevenção, além de diversos outros assuntos. Ao final, os adolescentes levam para casa uma cartilha com diversas explicações sobre o tema. “Muitos pais não têm a liberdade e coragem para esclarecer dúvidas e também, muitos educadores não estão preparados para tantas perguntas. Às vezes, os adolescentes não querem ouvir quando estes falam. Cada vez mais eles estão mais precoces com relação a iniciação sexual e, por isso, é importante que eles tenham informação de uma maneira muito clara e aberta”, ressaltou.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Altamir Galvão Waltrich, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de promover palestras como esta a fim de ensinar e incentivar os jovens a saberem mais, protegendo-se e tirando suas dúvidas. “É importante saber mais sobre o nosso corpo para que a gente tenha uma vida saudável e alegre. A Secretaria de Educação juntamente com o Instituto AMICI confeccionou uma cartilha para vocês e gostaríamos que lessem porque seguindo essas instruções vocês terão uma vida muito legal e saudável, porque ali tem muitas dicas principalmente de saúde” frisou.
O prefeito Seger Luiz Menegaz destacou a importância e a seriedade desta palestra para os alunos que estão em uma fase importante e que necessitam falar sobre a sexualidade. Contou que quando mais jovem não teve a oportunidade de participar de uma palestra e nem obteve mais informações sobre assunto que até hoje é visto com preconceito. “É bom que tenhamos profissionais qualificados para desenvolver projetos desse nível. Nesta palestra vai ser tratado um assunto difícil, mas que certamente cada um que participe vai entender com maturidade, principalmente, quebrando alguns tabus. Na minha época eu não tive essa oportunidade, pois era um assunto totalmente proibido, meus pais não falavam comigo porque era um assunto que as pessoas tinham medo de falar. Tenho certeza que a Dra. Mirian vai ajudar muitos vocês. Aproveitem essa oportunidade, tirem suas dúvidas. Como poder público temos que participar também disso, auxiliando na informação e permitindo mais conhecimento aos nossos jovens. Falar de Educação Sexual é investir em saúde e educação, além, é claro, de qualidade de vida”, destacou.
O vice-prefeito Vilmar Merotto e o presidente da Câmara de Vereadores Umberto Bolsonello também parabenizaram esta iniciativa por ser um assunto extremamente importante. A primeira dama do município, Kuki Menegaz, secretários municipais, diretoras e professoras também participaram das palestras.