Ernestina discute a participação popular cidadã

Município convida a população para definir as demandas de investimento para o próximo ano

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional – COMUDE de Ernestina realiza na próxima segunda-feira (25), uma reunião para falar sobre a Participação Popular Cidadã, e o Orçamento Estadual para o próximo ano. “Na reunião nos vamos debater quais as principais demandas para Ernestina”, explica a presidente do COMUDE, Dilvana Aninha Muller. Entre 22 de propostas que já tem valor alocado e outras cinco propostas sem valor do repasse definido, a população deve ajudar a decidir quais as áreas que serão beneficiadas no município no ano de 2013.

Demandas

Na área da educação as demandas visam a renovação do acervo de bibliotecas, e a compra de material para o laboratório de ciências das escolas. No setor de segurança pública, o objetivo é a compra de equipamentos de proteção e investigação, e a aquisição de viaturas. Equipamentos novos e a ampliação das Unidades Básicas de Saúde são as propostas de investimento para a saúde pública. No setor de desenvolvimento urbano e saneamento, e no setor que prioriza o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza, os investimentos serão direcionados para a perfuração de poços artesianos e o abastecimento de águas nas comunidades de baixa renda, além do tratamento e destinação de resíduos sólidos.

A construção de hortas e cozinhas comunitárias e o investimento em cursos de qualificação profissional são as propostas de investimento para a cidadania, justiça, direitos humanos e equidade de gênero. O apoio para as áreas de esporte e lazer pretende promover a reforma ou ampliação de espaços destinados para a prática de esportes, e a compra de implemento de material esportivos. Para solidificar os pontos turísticos a proposta é o desenvolvimento e marketing dos produtos e a infraestrutura dos locais que recebem turistas.

Já as propostas para o desenvolvimento rural, força motriz da economia da região, as demandas são destinadas a agricultura familiar, apoio à pesquisa e inovação e o programa que beneficia a produção leiteira. Para fomentar o desenvolvimento da economia as propostas são para o desenvolvimento industrial dos municípios e o apoio aos empreendedores de economia solidária.

As outras cinco demandas definidas que não tem recursos alocados são destinadas ao fortalecimento de hospitais na área da saúde, ampliação da Patrulha Rural, apoio aos distritos industriais, tratamentos e destinação de resíduos sólidos, e a agroindústria familiar.
           
Participação

A reunião vai acontecer no escritório da Emater em Ernestina, a partir das 14h. e a presença da comunidade é fundamental. “É a população que vai apontar os caminhos para os investimentos que serão feitos em Ernestina no próximo ano, e a presença dos representantes da comunidade é fundamental”, lembra Dilvana, reforçando o convite para todos os moradores do município.

Gostou? Compartilhe