Na terça-feira (19/6), o projeto Caravana da Leitura, da cidade de Tapera, ganhou o Prêmio Cultural FAMURS/CODIC, na categoria Leitura e Literatura. Fruto da parceria entre o Poder Judiciário, a Prefeitura Municipal de Tapera e o Ministério Público, o projeto consiste em uma biblioteca itinerante que facilita o acesso a livros para comunidades mais carentes e afastadas da cidade.
Em atividade desde fevereiro de 2010, a Kombi de propriedade do Município, que não estava sendo utilizada pelo transporte escolar, foi transformada em espaço de animação, instigação e viabilização da leitura para toda população. A pintura externa colorida e com personagens conhecidos, principalmente do público infantil, foi a forma de chamar atenção e dar destaque ao veículo. O interior foi adaptado e transformou-se em uma verdadeira biblioteca que leva a leitura para pessoas que não tinham fácil acesso a esses bens culturais.
O Poder Judiciário contribuiu para a viabilização do projeto destinando valores provenientes de transações penais e suspensões condicionais do processo. À época, o Juiz de Direito Rodrigo de Azevedo Bortoli atuava na Comarca.
Com informações do TJRS