Agências do INSS da região recebem demanda de Passo Fundo

Pessoas que precisam realizar perícia médica para receber algum benefício estão procurando o serviço fora do município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A demora no agendamento de perícias na agência do INSS de Passo Fundo está fazendo com que muitas pessoas busquem o serviço em cidades vizinhas. As agências de Soledade e Marau são as que registram a maior procura. Em Carazinho devido a agenda também estar apertada, não houve uma migração significativa.

Em Soledade há cerca de 60 dias era possível agendar perícias com prazo de espera de dois ou três dias. Quem procurou o atendimento nesta semana teve a perícia agendada para a metade do mês de julho. De acordo com o gerente da agência no município, José Arnoldo Auler, o aumento da demanda de pessoas de outras cidades está entre os motivos pela maior espera. Apenas de Passo Fundo, uma média de cinco pessoas por dia procura o serviço na cidade vizinha que é responsável pelo atendimento de dez municípios.

Além de Passo Fundo, pessoas de Ilópolis e Putinga, que pertencem à agência de Encantado, estão procurando atendimento em Soledade. “Percebemos que conforme aperta a agenda em outros municípios há esse deslocamento. Como o sistema previdenciário é nacional, não é necessário que as pessoas façam a perícia apenas na sua cidade”, explica. Em Soledade, há um perito lotado e outros dois que atendem em dias alternados da semana e que se deslocam de Casca e Passo Fundo. Por dia a média é superior a 45 perícias.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe