O município de Iraí promove até domingo (1º/07), a 9ª Festa da Laranja, com exposição e feira agropecuária, comercial, industrial, artesanal e cultural. A Emater/RS-Ascar participa do evento com um estande institucional, onde disponibiliza amostras de suco, produzido a partir das principais espécies de laranja do município.
A novidade deste ano é o suco da laranja vermelha, que já faz parte da produção do município, mas ainda é pouco conhecida do grande público. Mudas das laranjeiras correspondentes aos sucos oferecidos estarão à venda no local.
Ainda no espaço da Emater/RS-Ascar, será mostrado um ofurô, semelhante aos adquiridos recentemente para fazer parte do Balneário de Águas Termais Osvaldo Cruz, de Iraí. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Vera Isabel Cancian, preparou diferentes banhos que utilizam plantas bioativas para demonstrar a aromaterapia, incluindo também a laranja. “Este banho é energizante, combate radicais livres evitando envelhecimento precoce e ainda hidrata a pele”, explica Vera.
A extensionista tranquiliza quem possa ter medo de manchas na pele causada pelas laranjas, explicando que a concentração do suco é muito baixa, e por isso, não oferece risco à saúde. Na opinião do técnico da Emater/RS-Ascar João Alberto Scheffer, é importante a Instituição marcar presença na Festa para demonstrar todo o trabalho desenvolvido durante o ano, assistindo produtores rurais que expõe na mostra da terneira, agroindústria e artesanato. A Festa da Laranja teve início em 1994 e é bienal, buscando promover os citros plantados no município. Dentre as principais espécies cultivadas estão laranja valência, de umbigo e comum, bergamota poncã, montenegrina, murcott e o limão tahiti.