O Detran, a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de Erechim assinam, nesta quarta-feira (04), convênio para a realização da Operação Balada Segura na região. A cerimônia acontece às 20h, na Praça Julio de Castilhos (Av. Maurício Cardoso, s/n). Na mesma noite já ocorrerão as primeiras blitze, em locais com concentração de bares e restaurantes, além das vias de maior circulação.
O lançamento atende uma demanda do próprio município, que registrou 90 acidentes com 98 vítimas fatais entre 2007 e 2011. Neste ano de 2012 (até maio), foram quatro acidentes com quatro mortes. "Não é possível dizer quantos desses acidentes foram provocados por motoristas embriagados, mas a estimativa brasileira é de que entre 40 e 50% dos acidentes graves tenham o envolvimento do álcool. Isso significa que pelo menos metade das mortes poderiam ter sido evitadas.", ressaltou o presidente da autarquia, Alessandro Barcellos.
Erechim será a sétima cidade gaúcha a aderir à operação, depois de Porto Alegre, Canoas, Alegrete, Esteio, Ijuí e Guaíba. Em 20 de junho, agentes municipais e policiais dos batalhões locais da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal participaram de um treinamento operacional com técnicos da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran e os coordenadores da operação.
A Balada Segura é uma parceria do Governo Estadual, por meio do Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, e Prefeituras Municipais, que promovem blitze de fiscalização e educação combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados.
Governo do Estado