Tapejara é a 35ª no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tapejara está em 35º lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012. No estado, só perdeu para Porto Alegre (7º), São Leopoldo (11º), Novo Hamburgo (21º) e Lajeado (32º). O município está no nível dois dos seis da pesquisa, no estágio dos telecentros, e em qual se encontra com 64% dos participantes da pesquisa. Neste nível, no qual a população já conta com ISPs e há telecentros para acesso público à internet, mas com recursos limitados.  Para esta classificação foram analisados a presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica e conexão, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, a velocidade de transmissão de dados, entre outros.

A edição deste ano analisou um total de cem cidades, que responderam a totalidade das 81 questões divididas em sete blocos. No total, 130 prefeituras se cadastraram para participar deste levantamento, mas 30 delas não responderam a todas as questões e, por isso, não foram incluídas neste ranking. Das cem cidades avaliadas, 58 são da região Sudeste, 25 da Sul, 12 do Nordeste, três do Centro-Oeste e apenas duas do Norte. A pesquisa mostrou uma evolução no nível de digitalização das cidades, mas também apontou limitações da banda larga e seu impacto no Norte e Nordeste do país.

Criado em 2010, o Índice Brasil de Cidades Digitais se baseia no conceito, segundo o qual as cidades consideradas digitais possuem variados níveis de infraestrutura de redes de telecomunicações, de acesso às TICs e de oferta de serviços eletrônicos públicos e privados. As dez primeiras colocadas são: Curitiba – PR, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Vitória – ES, Campinas – SP, Anápolis – GO, Sorocaba – SP, Porto Alegre – RS, Jundiaí – SP , Guarulhos – SP e Santos – SP.

Gostou? Compartilhe