O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (26) a morte de uma menina de 10 anos de Gravataí provocada pela gripe A (H1N1). Com mais este caso, o Estado soma 47 mortes em decorrência da doença desde o início de 2012. Desde o último levantamento, divulgado no dia 23 de julho, foram confirmados 24 novos casos, passando de 316 para 340 casos.
Na região da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, cuja sede é Passo Fundo, foi confirmado mais um caso na cidade de Lagoa Vermelha. A criança de quatro anos, já foi medicada e recebeu alta do hospital. No total, são 19 casos confirmados neste ano. A doença matou dois moradores de Soledade, cidade que até o momento, concentra o maior número de casos na região (8). Em Passo Fundo, quatro pessoas tiveram a confirmação da doença e todos passam bem.
Segundo o coordenador regional de saúde, Luiz Fabrício Scheis, o Laboratório Central do Estado confirmou a presença do vírus também em uma criança de 11 anos que está internada no Hospital São Vicente de Paulo. O menino é de Caiçara, cidade que faz parte da 19ª CRS.
Vacinas
Scheis informou que uma nova remessa de vacinas contra a Gripe A deve chegar na próxima semana para atender os municípios da região. “Não sabemos quantas vacinas devem chegar”, disse. O critério de distribuição será discutido entre todos os 54 municípios da 6ª CRS. “A prioridade deve ser para os moradores de Soledade, onde temos mais casos confirmados”, relatou.