Tapejara pode ter aumento no efetivo da segurança pública

A intensão dos órgãos de segurança é enviar ao município novos servidores tanto da Brigada Militar quanto da Polícia Civil, porém isso deve levar ainda alguns meses.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em virtude da onda de criminalidade ocorrida nos últimos meses em Tapejara o secretário de Habitação, Irapuan Jorge Teixeira, o representante da Câmara de Vereadores, e o presidente do Sindilojas, Arlindo Barizon, estiveram nesta quinta-feira, dia 2, em Porto Alegre participando de duas audiências com órgãos responsáveis pela segurança pública.

A primeira delas foi com o comandante geral da Brigada Militar, Tenente Coronel, Luiz Henrique Oliveira, ao qual foi solicitado aumento no efetivo e de viaturas e auxílio para aquisição de monitoramento de câmeras de vigilância. Segundo o tenente está sendo concluído um processo de inclusão na corporação, com previsão de em torno de 1.500 vagas. Com isso, a expectativa é receber esse efetivo novo na região metropolitana eixo Porto Alegre/Caxias e, assim, para o ano que vem liberar gradativamente os efetivos que tem origem e família no interior para voltarem  às suas regiões. “Nos próximos meses nós vamos estar desencadeando algumas ações de reposição de efetivo a partir da capital para o interior. A Brigada Militar já reconhece através da postura do Comando Geral do Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o desenvolvimento regional e a importância política de Tapejara na região e por isso, tem uma série de perspectivas, especialmente ao longo do ano que vem, para fazer a reposição de efetivos, principalmente os que estiverem indo para a reserva, mantendo e qualificando, assim,  todo serviço de segurança pública prestada pela Brigada Militar na cidade e na região” ressaltou.

Logo depois, os representantes do município se reuniram com o Delegado de Policia e Diretor de Polícia do Interior (DPI/PC), Mário Wagner, ao qual entregaram o ofício reivindicando a vinda de um delegado titular para o município, bem como o aumento do quadro de servidores e convênio para a vigilância com monitoramento de câmeras de segurança. O delegado ressaltou que há a possibilidade de aumentar o número de agentes, já que, no mês de setembro ocorre a formatura de uma turma nova de 700 agentes. “Eu ainda não sei qual é o percentual desse número que vai tocar para o DPI para podermos fazer a distribuição, porém, a região de Passo Fundo, na qual se inclui Tapejara, está dentro das prioridades da Policia Civil, tendo em vista que é um eixo de criminalidade que juntamente com Caxias está se tornando preocupante para a Policia Civil”, explicou. O delegado Wagner ainda falou que em relação ao pleito de delegado de polícia eles estão no aguardo de uma decisão do governo quanto a implementação de aposentadoria compulsória que deve sair nos próximo dias e somente depois disso será analisada a solicitação. “Existe a possibilidade de colocar um delegado titular em Tapejara tendo em vista que é uma cidade de porte médio, sede de comarca e tem um índice de criminalidade que realmente abrange as perspectivas de um delegado de policia”, finalizou.

Gostou? Compartilhe