Aproveitando o feriado de dia do município muitos tapejarenses foram visitar o primeiro dia da 7ª ExpoTapejara, na quinta-feira, 9. A feira já iniciou surpreendendo com o número de público e deve reunir até domingo, dia 12, cerca de 70 mil visitantes no Parque de Exposições Ângelo Eugênio Dametto em Tapejara. Ao total são cerca de 180 expositores na área do agronegócio, prestação de serviços, indústria e comércio. Trazendo a temática “Inovação e Desenvolvimento” a feira tem em sua programação palestras, exposição de máquinas e equipamentos, feira comercial e industrial, além de apresentações artísticas e culturais.
A abertura oficial aconteceu no final da tarde de ontem e reuniu autoridades locais, regionais e estaduais que destacaram a importância de mostrar as potencialidades do município que tem sido o oitavo que mais cresce demograficamente no estado e que possui uma economia voltada ao agronegócio. O presidente da ExpoTapejara, Cláudio Bée, salientou que o espaço de exposições principalmente na área de máquinas e agricultura familiar foi ampliado, visando oferecer melhor conforto para os participantes. Ao total são cerca de 250 espaços para exposição divididos em mais de 180 empresas expositoras. O presidente também falou que foram programados eventos diversificados para atender a todos os visitantes, principalmente por estar se comemorando os 57 anos de Tapejara. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, esteve presente na cerimônia e também falou da importância da realização desta feira para um município que é referência regional. O vice-prefeito, Vilmar Merotto, também falou sobre as potencialidades do município e sobre o desenvolvimento da cidade e a importância de se utilizar estes eventos para demonstrar a riqueza do município e da região. O presidente da Acisat, Carlos Eduardo de Oliveira, agradeceu a participação e o empenho de todos na realização deste que é um dos maiores da região norte do estado. Também estiveram presentes na cerimônia, os deputados estaduais Gilmar Sossela, e Diogenes Basegio, além de outras autoridades regionais e locais.
Programação
O VII Seminário Sul Brasileiro de Agronegócios é uma das atrações da ExpoTapejara e reúne desde sexta-feira renomados pesquisadores da área para debater “Mercados Agrícolas – Situação e perspectivas. A primeira palestra foi com o engenheiro agrônomo e economista, professor de MBA e do SENAC/SP, Joaquim Alvarenga Neto, sobre o tema “Estratégia e gestão de mudança, o grande desafio para os líderes do Agronegócio Brasileiro”.
Neste sábado, 11, será realizado o 2º Fórum da Agroindústria, cuja primeira edição aconteceu em 2010 durante a feira e que neste ano debaterá a “Cadeia da Transformação”. Será às 15h e terá a cobertura do Canal Rural e mediação da jornalista Carolina Bahia e a entrada é gratuita. Ainda será realizada no sábado e no domingo a Mostra Técnico Comercial de Gado Leiteiro e Cavalo Crioulo, onde haverá mostra de animais, escolha do melhor exemplar e palestras.
Além destas atrações, a feira também brindará os visitantes com espaços de lazer, apresentações teatrais, artísticas além de shows.
Show
Neste sábado, 11, sobe ao palco a banda Raimundos, com show de abertura da banda tapejarense Tangerine. Estes dois shows acontecerão no Ginásio Municipal e os ingressos estão sendo vendidos ao valor de R$ 30 e R$ 20 respectivamente em diversos pontos de venda da cidade e região. No domingo, dia 12, no parque de exposições, às 16h terá show com o cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges; logo após, às 18h terá show com a Bandativa e às 19h30, com a banda Loirinha do Forró.
Público supera expectativa na ExpoTapejara
· 2 min de leitura