Gerson Lopes/ON
Pequenos municípios da região norte do Estado vêm sofrendo com a ação, cada vez mais freqüente, de quadrilhas especializadas em assaltos. Lojas de roupas, joalherias e residências de classe média e alta, viraram os alvos preferidos. Dados da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – Defrec – de Passo Fundo, contabilizam, de junho até o momento, pelo menos 25 grandes roubos, com características semelhantes, em cidades como Marau, Vila Maria, Guaporé, Sarandi, Espumoso, Coxilha e Carazinho.
Além destas ações, a região passou a figurar em outra estatística preocupante. O furto de caixas eletrônicos com uso de explosivo, até então inédito nesta parte do Estado. O primeiro caso ocorreu há 15 dias, em uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Tio Hugo. Uma semana depois, os bandidos destruíram outros dois terminais,em Nova Bassano, localizada na serra, mas distante apenas cerca de 100 quilômetrosde Passo Fundo.
Os ataques são investigados pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Porto Alegre. Também foram analisados com atenção durante a reunião mensal do comando-geral da Brigada Militar em Porto Alegre, na segunda-feira. Comandante do CRPO-P, o coronel João Darci Gonçalves da Rosa, disse que a estratégia de policiamento adotada pela BM nos municípios pequenos é a mais adequada. Ele entende que reunir PMs de cidades vizinhas para circularem juntos tem vantagens importantes. “Evita que o policial fique parado no posto e fortalece a guarnição. Além disso, temos o apoio de grupos como o BOE quando necessário. Essa é uma discussão que vai muito além da falta de efetivo. Precisamos olhar com atenção para a legislação penal que temos”observa.
Em relação aos assaltos nas lojas, joalherias e casas, o titular da Defrec, delegado Adroaldo Schenkel acredita que, com as prisões realizadas nesta semana, deverá ocorrer uma redução de ataques. Segundo o policial, a estratégia de um dos grupos identificados era roubar roupas de grife e revendê-las por um preço reduzido. “No mês de agosto encontramos, em uma loja no bairro São Luiz Gonzaga, várias peças de marca. Eles ficam com uma parte e se desfazem de outra” comenta.
O primeiro revés da quadrilha aconteceu na segunda-feira. Através de uma ação conjunta entre Defrec, Patrulha Rural, e Pelotão de Operações Especiais – Poe – da Brigada Militar, os policiais prenderam, na São Luis Gonzaga, um jovem de 18 anos, natural do município de Encantado. Além de um tijolo pesando 130 gramas de maconha, um rádio HT na mesma freqüência da Brigada Militar, e lacres usados como algemas, havia ainda no local roupas e calçados roubados em uma loja, dia 5 de setembro, na cidade de Espumoso. A mercadoria, inclusive, estava com a etiqueta do estabelecimento comercial. Levado à delegacia, o jovem foi reconhecido pelas vítimas.
O segundo golpe para desarticular o esquema foi dado pela Brigada Militar na quarta-feira. Israel Leandro Cunha da Silva, o Leandrinho, de 25 anos, foi recapturado após trocar tiros com policiais do BOE. Condenado a uma pena de 18 anos e quatro meses, por assalto, ele estava foragido desde 16 de janeiro deste ano, quando conseguiu escapar do Presídio Regional de Passo Fundo, pela segunda vez. Junto com ele, os PMs encontraram R$ 5 mil, além de U$ 150 dólares, 31 pesos e uma pistola 380. Outros dois acusados, um deles menor de idade e outro foragido, também foram detidos na ação.
As prisões reforçaram ainda mais uma tese já confirmada em outras investigações: os assaltos na região são praticados por grupos de Passo Fundo. Em muitos casos, diz Schenkel, a troca de informações ocorre entre presos do regime semiaberto. “Tem preso de toda a região aqui em Passo Fundo. Em alguns casos, são eles que fornecem informações para atuação das quadrilhas daqui. O presídio é o ponto de encontro obrigatório entre eles” comenta o policial.
Veículos furtados na região
A localização de quatro carros escondidos em um matagal, no interior de Coxilha, ainda é um mistério para a polícia. Os veículos foram encontrados por populares, na primeira semana de setembro. Entre os modelos havia a lataria e parte do motor de uma caminhonete GM S-10, de Passo Fundo, furtada dia 14 de julho, em Ernestina. Outrosdois veículos, um Peugeot, e uma caminhonete L-200, foram furtados em 2 de setembro na cidade de Nova Bassano. Os patrulheiros rodoviários resgataram ainda um Ford Focus, furtado em Tapera.
Prisões devem conter onda de assaltos
· 3 min de leitura