Representantes dos 21 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) participam nesta semana, de 17 a 19 de setembro, de um treinamento de georreferenciamento no Laboratório Central de Informática da Universidade de Passo Fundo (LCI/UPF). A atividade está sendo ministrada por profissionais da empresa Pixel, de Porto Alegre, e consiste em um primeiro passo para a construção de um banco de dados com as informações geográficas da região. O objetivo do Corede Produção é que essas informações sejam utilizadas para planejar estratégias de desenvolvimento regional.
Conforme os ministrantes do treinamento, Alan Ioriati Colombelli e Henrique De Conto, o trabalho de georreferenciamento consiste na descrição de territórios em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas, tornando-as conhecidas em um sistema de referência. No primeiro encontro, realizado na tarde de segunda-feira, 17/09, os participantes puderam se familiarizar com ArcGIS, um grupo de programas de informática que constitui um sistema de informação geográfica. O treinamento completo possui 20 horas/aula.
Integram o Corede Produção os seguintes municípios: Almirante Tamandaré do Sul, Camargo, Carazinho, Casca, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Vanini e Vila Maria
Corede realiza treinamento
· 1 min de leitura