Casa Rosa completa 1 ano

Na data também começa o Outubro Rosa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro Municipal de Referência à mulher chamado de Casa Rosa completou hoje, segunda-feira, dia 01, um ano de existência. Para comemorar, autoridades, agentes de saúde e a comunidade se reuniram na Casa de manhã para comer um pedaço de bolo, no qual foi doado por Marta Barizon. Durante a tarde as mulheres que procuraram a casa tiveram atividades de maquiagem, manicure, exame de diabetes e verificação de pressão.

A coordenadora da Casa Rosa, Mariana Barizon ressaltou sua felicidade neste um ano, no qual conseguiu junto com sua equipe resolver vários problemas que mulheres trouxeram até ela. “Foram mais de 540 atendimentos feitos na casa, fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, assegurou.

A vice-dama do município, Rosane Faedo Merotto, também destacou que a casa foi feita pensando na mulher. “Tivemos a necessidade de ter um lugar específico para ajudar as mulheres que eram maltratadas”, contou . Rosane também falou do Outubro Rosa que começa a partir de hoje e terá atividades específicas para as mulheres. No ano passado foram realizados mais de 500 exames de mamografia devido a este evento que busca a prevenção e o cuidado em geral.

 A primeira dama do município, Kuky Menegaz, foi a principal defensora de se ter um lugar voltado para a mulher. “Criamos e construímos essa ideia de dar mais auxílio às mulheres tapejarenses que passavam por situações difíceis. Hoje com certeza esta casa está dando esse auxílio, também é um exemplo para toda região”, falou. Kuki também parabenizou todas as pessoas envolvidas na Casa e também falou sobre o Outubro Rosa, na prevenção do câncer de mama. “Sempre temos que ficar alertando as mulheres para que façam os exames e se previnam”, frisou.

A secretária interina da Saúde, Daniela Girardi, destacou que a Casa e a Secretaria estão sempre trabalhando em conjunto. Também ressaltou que no inicio tinha fila de espera para fazer a mamografia e hoje está sobrando vagas. “Alcançamos muito sucesso através do Outubro Rosa”, afirmou.

Segundo o vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Vilmar Merotto, o maior crescimento, do poder público é o crescimento social, das pessoas, aonde a administração pode auxiliar no crescimento das indústrias e de mais empregos.  “Foi um trabalho muito importante desenvolvido neste ano para a mulher. Neste mês será intensificado o trabalho para que todas as mulheres façam os exames preventivos”, disse.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que recebe pela segunda vez a adesão de Tapejara.

Ele visa chamar a atenção para uma grave doença: o câncer de mama. Tem como objetivo principal divulgar a prevenção e os perigos do câncer de mama, enfatizando a importância das mulheres fazerem o diagnóstico precoce, através de exames. Como símbolo de que a cidade aderiu a campanha a comunidade está usando camisetas cor-de-rosa feitas no ano passado exclusivamente para este fim.

Esta campanha está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Tapejara, Secretaria da Saúde, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, e conta com o apoio da ACISAT, EMATER, Lions Clube Tapejara Mulher, Rotary Clube e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Gostou? Compartilhe