Desde o dia 29 de setembro e até o dia 06 de outubro, está sendo comemorado em todo o estado do Rio Grande do Sul a 19ª Semana Interamericana da Água e a 12ª Semana Estadual da Água, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental–RS. Em virtude disso, os alunos das escolas municipais, estaduais e particular do município participaram durante todo o dia desta quarta-feira, dia 03, de uma programação sobre a água no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. Neste ano, a temática da semana é: “Para onde vai a água que usamos?”, e cujo objetivo é sensibilizar a sociedade, esclarecendo que a água usada retorna para o ambiente, gerando impactos. As ações da Semana da Água visam instigar a reflexão sobre esses impactos, orientando a população a buscar caminhos para minimizá-los.
No turno da manhã os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo de água, como economizar, principalmente na hora do banho, e também como economizar energia, ainda sobre a separação do lixo, através de músicas educativas e apresentação do teatro: “Dona Tarta e os Peixinhos”. Ao final da apresentação estava exposto um rio poluído fictício, no qual alguns alunos selecionados ajudaram a limpá-lo colocando a sujeira nos lixos.
De tarde a programação continuou com a abertura do seminário sobre a semana da água, onde o primeiro painel foi sobre o uso da água na agricultura comandado pelo Assistente Técnico Regional da Emater, Claudio Dóro. O segundo painel intitulado “O Comitê de gerenciamento de Bacia Hidrográfica: O que a agricultura tem com isto”, ministrado pelo vice-presidente do Comitê de gerenciamento de Bacia Hidrográfica Apuaê – Inhandava, Msc. Vanderlei Decian. O vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Vilmar Merotto, lembrou que atualmente o lixo de Tapejara é 100% reciclado, sendo que 88% é reaproveitado. “É muito importante fazer a reciclagem correta e o Poder Público investiu e investe muito para que assim diminua os gastos no tratamento de doenças, na limpeza urbana, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, entre outros benefícios para o município”, ressaltou.
A Semana conta com a parceria de instituições tanto governamentais, das três esferas, como organizações sociais dos mais diversos segmentos, onde mais de 1.600 atividades estão sendo promovidas em todo o Estado. Em Tapejara, a comemoração da Semana da Água, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER/ASCAR, CORSAN, Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, Sindicato Rural, COTAPEL e Clube Amigos da Terra.
Alunos aprendem como economizar água
· 1 min de leitura