A 20ª edição do programa promovido pela Secretaria de Estado da Educação contará com quatro alunos de escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. O programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias tem como objetivo a auto-expressão do aluno, valorizando a produção gráfica e textual. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental concorrem com desenhos e os do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio com textos, que podem ser complementados por ilustração.
Os trabalhos selecionados serão publicados em livro que será lançado na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, e que contará com quatro alunos da região de abrangência da 7ª CRE. O aluno Paulo Carminatti Decol (1º ano) da Escola Est. E. M. Frederico Benvegnu de São Domingos do Sul foi selecionado pelo desenho “Eu e O Computador”, com a supervisão da professora Maira da Glória Soliman Capoani. A aluna Bruna Melchiors de Souza (4º ano) da E.E.E.F. Vitória, da cidade de Casca, classificou a poesia “Para a Vida” com um trabalho coordenado pela professora Rejane Bettanin Battochio. A aluna Lindiara Siqueira dos Santos (8ª série) da E.E.E.F. Charruas de Marau foi selecionada pela poesia “Os Outros”, e teve a supervisão da professora Sidônia Carina Dal Piva. E o aluno Diego André Rizzatto (2º ano Ens. Méd.) participará do livro com a poesia “Juventude Interligada”, com um trabalho que foi coordenado pela professora Vânia Cericato Ferrareze do I.E.E. Assis Brasil de David Canabarro.
Os trabalhos serão publicados na íntegra conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores. Os alunos e os professores serão recepcionados na Casa do Gaúcho em Porto Alegre no dia 31 de outubro, e no dia 01 de novembro participam da cerimônia de premiação e sessão de autógrafos dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre.